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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32348
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Título: | Avaliação da usabilidade de adaptações de lápis para a grafomotricidade de crianças e adolescentes com paralisia cerebral discinética |
Autor(es): | MARCELINO, Juliana Fonsêca de Queiroz |
Palavras-chave: | Usabilidade; Adaptação de lápis; Grafomotricidade; Discinesia; Tecnologia assistiva |
Data do documento: | 31-Jul-2018 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | A paralisia cerebral discinética (PCDi) se caracteriza por incoordenação motora e, pelo comprometimento das habilidades manuais, pode dificultar o grafismo. Para favorecer o desempenho do indivíduo nesta atividade, produtos assistivos podem ser utilizados para facilitar a preensão do lápis. O objetivo desta pesquisa de doutorado foi propor um modelo de avaliação de usabilidade para seleção e projeto de adaptações de lápis para crianças e adolescentes com PCDi. O método compreendeu um estudo de campo, transversal, descritivo, analítico e correlacional, durante os anos de 2016 e 2018. Foram inclusos 5 adolescentes com idades de 10 a 14 anos, estudantes da Rede Escolar da Cidade do Recife- PE, e selecionadas 5 adaptações de lápis comercializadas no Brasil: triangular, bulbo, crossover, aranha mola e adaptação para escrita. Como parâmetros, foram avaliadas 2 canetas com diâmetros diferentes, fina (convencional) e grossa. Para compreender a avaliação da eficácia, eficiência e satisfação com o uso das adaptações de lápis pelos participantes, foi desenvolvido um protocolo que guiou avaliações de desempenho, pela análise da precisão motora; de conforto e risco à integridade da pele, pela termografia e observação de eritemas; de biomecânica, pela análise da pega das ferramentas relacionando-a com a configuração dos produtos; e da percepção do usuário sobre osprodutos (estética e satisfação), com uma escala de faces. Os resultados apontaram que as pegas dos lápis pelos participantes são atípicas e que já estão estabelecidas na atividade de escrita, esperado para a faixa etária, o que dificultou o ajuste da pega ao design dos produtos. Alguns pontos de eritema foram atribuídos à forma e ao material das adaptações de lápis e estiveram mais presentes com o uso da adaptação para escrita, triangular e aranha mola. A última foi a que apresentou maior variação de temperatura. A triangular apresentou aumento significativo da média de temperatura no punho e, a caneta fina, no antebraço e mão. Houve variações térmicas bruscas no uso dos produtos, especialmente nas digitais, pela característica da atividade da escrita, combinada com o padrão de pega e configurações dos artefatos. Na avaliação da precisão motora por meio do Motor Accuracy Test (MAc), bem como pela Medida de Avaliação Grafomotora (MAG), cuja técnica foi desenvolvida nesta pesquisa, foi encontrado melhor resultado para a adaptação triangular, seguido da caneta grossa; já após 20 minutos de uso em atividades grafomotoras, os dois primeiros produtos com os quais os usuários obtiveram melhor precisão motora foram adaptação triangular e adaptação para escrita. Na avaliação estética por meio de imagens, os participantes consideraram a forma, a cor e a predição do conforto. Após o uso das adaptações de lápis, estas foram avaliadas de modo diferente na métrica satisfação. A pesquisa permitiu a identificação de pontos fortes e fracos de cada produto, o que indicou requisitos de projeto de adaptações de lápis e gerou recomendações para o redesign dos produtos estudados. Espera-se que estes resultados contribuam para o processo de seleção, prescrição e desenvolvimento dos mesmos, tendo em vista beneficiar o desempenho grafomotor de alunos com deficiência, e assim, sua inclusão escolar. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32348 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Design |
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