Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3234
Title: Design Gráfico e Fotografia: Enxame Fotográfico
Authors: Maria Mendes de Medeiros Campos, Márcia
Keywords: Comunicação Visual; Fotografia-Internet; Globalização; Sociedade de Consumo
Issue Date: 31-Jan-2009
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Maria Mendes de Medeiros Campos, Márcia; Menezes Marques das Neves, André. Design Gráfico e Fotografia: Enxame Fotográfico. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: Este trabalho aborda o fenômeno provocado pela fotografia digital na sociedade de consumo e as conseqüências deste novo cenário fotográfico. Desde a trajetória histórica da câmera até os dias atuais, com a massificação deste objeto tecnológico. Foi realizado um paralelo dos hábitos da massa fotográfica com as características da sociedade dependente dos objetos tecnológicos e com a teoria da sabedoria das multidões, para conseguir um ponto de vista diferenciado, e, através dos experimentos feitos com os bancos de imagem digitais foram detectados novos e antigos problemas. Também foram sugeridas soluções para os problemas que atingem o acesso do design gráfico ao novo cenário fotográfico, como o analfabetismo visual. Através destes experimentos foi possível ter idéia do gigantesco tamanho do enxame de fotos vindas de fotógrafos profissionais e amadores, gerando poderosos bancos de imagem, com possibilidades mais eficientes e inovadoras do que os bancos de imagens que existem hoje. Porém, o processo de recuperação de fotografias nestes sites não está favorecendo os interesses das áreas que lidam com as questões gráficas da imagem, em usufruir destas grandes possibilidades inovadoras, devido ao problema do analfabetismo visual. Dessa maneira, o trabalho tem o objetivo de construir um método para solucionar os problemas em torno da ferramenta de recuperação de fotografias, nos bancos de imagem. Utilizando os conceitos de linguagem visual, como proposta para criar um método que possibilite a ferramenta de busca de fotografia, disponibilizar um maior número de fotos, e que também sejam orientadas às necessidades específicas da comunicação visual. O método utilizado para verificar o grau de eficiência da ferramenta de busca para o atendimento dos interesses do designer gráfico foi à utilização de palavras que definam características visuais das imagens e que são pertencentes ao vocabulário do planejamento gráfico. Estes termos foram usados nas ferramentas de busca dos sites, através da filtragem por palavraschave ou TAG . E a partir dos resultados e análises deste primeiro experimento, foram encontrados problemas, que motivaram a realização de outro experimento para testar a solução proposta neste trabalho
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3234
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo2201_1.pdf8.97 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.