Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32324
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUZA, Saulo Santos de | - |
dc.contributor.author | ALMEIDA, Jadson de Arruda | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-06T14:17:25Z | - |
dc.date.available | 2019-09-06T14:17:25Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32324 | - |
dc.description.abstract | Quais ações são necessárias para que seja realizado um efetivo monitoramento de uma política pública? Este trabalho aborda o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), cujas ações visam garantir a permanência de estudantes de baixa renda matriculados na educação superior pública federal. O objetivo desse programa é viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão. Este trabalho objetivou verificar a efetividade das ações de monitoramento da política de assistência estudantil realizadas pelo IFPE Campus Belo Jardim. Para responder a pergunta de pesquisa – as ações adotadas pelo IFPE Campus Belo Jardim asseguram o efetivo monitoramento da política de assistência estudantil? – e alcançar o objetivo: 1) foi elaborada uma revisão da literatura sobre o ciclo de políticas públicas, monitoramento de programas assistenciais e PNAES; e, 2) procedeu-se com uma investigação de base qualitativa, que envolveu coleta de dados indiretos por meio de pesquisas bibliográfica, documental e de campo. A coleta de dados deu-se a partir da realização de entrevistas semiestruturadas com atores institucionais que atuam diretamente no PNAES. Para nortear a descrição e análise dos dados resultantes das entrevistas semiestruturadas, foi utilizado o método de análise de conteúdo qualitativa. Os resultados mostraram que as ações adotadas pelo IFPE Campus Belo Jardim não asseguram o efetivo monitoramento da política de assistência estudantil. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Estudantes – Programas de assistência | pt_BR |
dc.subject | Estudantes – Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Ensino técnico | pt_BR |
dc.subject | Monitoramento | pt_BR |
dc.title | Monitoramento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES): uma análise do IFPE Campus Belo Jardim | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1571341587297514 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9239694750101587 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Politicas Publicas | pt_BR |
dc.description.abstractx | What actions are necessary for an effective monitoring of a public policy? This work addresses the National Program of Student Assistance (PNAES), whose actions aim to guarantee the permanence of low-income students enrolled in federal public higher education. The objective of this program is to enable equal opportunities among all students and to contribute to the improvement of academic performance, based on measures that seek to combat situations of repetition and avoidance. This work aimed to verify the effectiveness of the monitoring actions of the Student Assistance Policy carried out by IFPE Campus Belo Jardim. To answer the research question - do the actions adopted by IFPE Campus Belo Jardim ensure the effective monitoring of the Student Assistance Policy? - and to achieve the objective: 1) a literature review was done on the public policy cycle, monitoring of assistance programs and PNAES; and 2) a qualitative research was carried out, involving indirect data collection through bibliographical, documentary and field research. The data collection was based on semi-structured interviews with institutional actors who work directly in the PNAES. To guide the description and analysis of the data resulting from the semi-structured interviews, the qualitative content analysis method was used. The results showed that the actions taken by the IFPE Campus Belo Jardim do not ensure the effective monitoring of the Student Assistance Policy. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jadson de Arruda Almeida.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons