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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32321
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Título: | Construção de um jogo móvel para o tratamento das disfunções do trato urinário inferior destinado a crianças em idade escolar |
Autor(es): | MOREIRA, Marcela Cavalcanti |
Palavras-chave: | Sintomas do trato urinário inferior; Telemedicina; Smartphone |
Data do documento: | 28-Fev-2018 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Disfunções do trato urinário inferior (DTUI) apresentam uma prevalência que varia de 2 a 25%, representado 40% das visitas ao urologista pediátrico. Na maioria dos casos há indicação da fisioterapia para o assoalho pélvico. Desta forma o sucesso do tratamento depende da motivação e dedicação ao programa de exercícios. Com isso, o uso de jogos torna- se um importante aliado para a reabilitação promovendo uma terapia mais interativa e, como consequência, uma maior possibilidade de adesão. O objetivo dessa tese foi definir a interface mecânica e validar o conteúdo e aparência de um jogo móvel destinado ao treinamento da musculatura do assoalho pélvico em crianças em idade escolar. Foi aplicada a metodologia de Design Thinking que compreendeu as seguintes fases: inspiração, ideação e implementação. Na fase de inspiração, foi desenvolvido e aplicado um questionário com o objetivo de entender os aspectos que seriam relevantes na criação de um jogo para criança e adolescentes na faixa etária de 7 a 12 anos. Esse questionário foi aplicado à fisioterapeutas, Web designers e professores. Na fase de ideação foi realizada uma pesquisa sobre os jogos virtuais para crianças e uma revisão sistemática para averiguar a efetividade dos protocolos de tratamento vigentes. E, para finalizar, na fase de implementação foi realizada a validação de aparência, conteúdo e usabilidade pelos especialistas fisioterapeutas, assim como a avaliação da satisfação das crianças e responsáveis ao utilizar o jogo móvel desenvolvido. De acordo com os resultados da fase de inspiração, foi criada uma lista de requisitos e soluções. Além disso, os resultados da revisão sistemática mostraram que os protocolos utilizados foram de 3 segundos de contração seguidos por 30 segundos de relaxamento e 10 segundos de contração seguidos por 30 segundos de relaxamento. A proposta contemplou um jogo intitulado Skate Jump. O jogo foi conectado a um biofeedback portátil específico para captar o sinal eletromiográfico da musculatura do assoalho pélvico.O conceito do jogo foi inspirado numa corrida de skate. De acordo com a avaliaçao realizada pelos fisioterapeutas, o dispositivo apresentou segundo o System Usability Scale uma boa usabilidade (77.5±2.5). Em relação ao questionário para validação de aparência e conteúdo foi conseguido uma concordância de mais de 80% em todos os itens. Para avaliar a satisfação foi utilizada a escala visual analógica. O jogo foi avaliado com média de 9,43±1,22 pelas crianças e 9,93±0,277 pelas mães. O jogo móvel desenvolvido, por apresentar um alto grau de satisfação e usabilidade entre as crianças, responsáveis e fisioterapeutas, possui uma aplicabilidade prática promissora, uma vez que se trata de mais um recurso a ser incluído nos protocolos de atendimento fisioterapêutico para o tratamento das DTUI em crianças de idade escolar. Além disso, o nível de usabilidade do jogo torna propícia também a inserção do aplicativo em atividades domiciliares, uma vez que satisfaz a necessidade do usuário no contexto específico de utilização desse sistema. |
Descrição: | OLIVEIRA, Andrea Lemos Bezerra de, também é conhecida em citações bibliográficas por: LEMOS, Andrea |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32321 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Saúde da Criança e do Adolescente |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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