Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3230
Título: A poética africanista e a enunciação da negritude nas canções de Chico César
Autor(es): Joanna Fideles Pereira dos Santos, Kywza
Palavras-chave: Negritude;Africanidade;Música Popular
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Joanna Fideles Pereira dos Santos, Kywza; da Costa Trotta, Felipe. A poética africanista e a enunciação da negritude nas canções de Chico César. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: A inscrição histórica dos discursos negritudinistas cada vez mais nos impulsiona a refletir sobre o tempo, espaço e a realidade em que estão dispersas as identidades culturais e raciais. A partir desses discursos identitários descentrados, podemos compreender a significação e a fragmentação das identidades negras, os processos de hibridismo, a condição transcultural dos negros, e sua inserção como sujeitos históricos, protagonistas das narrativas de sua própria trajetória. Nesta perspectiva, identificamos os sentidos do texto poético, melódico e as práticas discursivas do cantor e compositor Chico César, tendo como ponto central seu diálogo com os temas étnico-raciais e o processo ressignificação simbólica da identidade negra. Desse modo, tentamos compreender os diversos aspectos desses embates teóricos sobre identidade, assim como o sentimento de pertença e o diálogo musical com as Áfricas continental e diaspóricas se processam nas canções de Chico César. Exploramos os modos como os elementos conceituais de raça, a etnia, cultura, transculturalidade, hibridismo, nacionalidade, africanidade e negritude estão inseridas nos processos sociais e midiáticos da música popular no âmbito da cultura de massa. Nesse percurso teórico, exploramos o campo da dialética das identidades e da dupla consciência , a partir de seus descentramentos, deslocamentos e temporalidades culturais dispersas, sob a luz dos debates dentro estudos culturais britânicos e latino-americanos. Por fim, perscrutamos a expressão performática de Chico César no âmbito das representações africanistas e da afirmação da negritude
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3230
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo35_1.pdf1,38 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.