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Título : Conteúdo informacional gerado nas pesquisas com os egressos diplomados nos cursos de graduação presenciais da Universidade Federal Rural de Pernambuco
Autor : MONTEIRO, Wilka Mayra Ferreira Gomes
Palabras clave : Egressos; Matriz curricular; Empregabilidade
Fecha de publicación : 22-ago-2018
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Analisa o conteúdo informacional referente às manifestações dos egressos sobre sua formação nos cursos de graduação na modalidade presencial nas unidades da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Nos seus objetivos específicos, examina a situação dos egressos em relação à empregabilidade e em relação à educação continuada, e identifica o que os egressos reconhecem como boa estrutura curricular. É objeto de estudo o conteúdo informacional oriundo dos questionários respondidos pelos diplomados dos cursos de graduação presenciais oferecidos pela UFRPE na Sede, e em suas Unidades Acadêmicas de Garanhuns (UAG) e Serra Talhada (UAST). Tão logo se formem, os graduados são convidados a responderem um questionário por e-mail, pelas mídias sociais, bem como pela disponibilidade permanente de um link que dá acesso ao questionário no site institucional da universidade. O período de análise compreende os anos de 2012 até 2017. No referido período foram diplomados 7.702 estudantes nos cursos de graduação presenciais, dos quais total de 2.377 discentes responderam os questionários. Pesquisa de natureza aplicada e documental, pois os questionários semiestruturados preenchidos pelos egressos no período de 2012 até 2017 se constituíram como principal fonte de coleta de dados. Dos 53 cursos analisados, 22 contribuíram com 80,40% dos respondentes, enquanto 31 cursos com 19,60%. Portanto, as inferências que foram realizadas ao longo do trabalho refletiram, principalmente, as características e atributos dos cursos mais representados e não necessariamente as de todos os cursos da UFRPE. Em relação à empregabilidade, embora a maioria informou estar preparada ou razoavelmente preparada para o mercado de trabalho, apenas 32,18% do total afirmaram estar desempenhando suas atividades profissionais nas suas áreas de formação. A análise do conteúdo informacional referente às manifestações dos egressos suscitou questões complexas relativas às concepções sobre educação, sugerindo uma reflexão de alcance mais amplo e profundo no âmbito da comunidade acadêmica da UFRPE sobre a dicotomia que se criou entre ciência dita pura e ciência dita aplicada, que tem raízes antigas e, em consequência, quanto à separação que se constrói entre a teoria e a prática na dinâmica educacional.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32287
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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