Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32275

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPINTO, Rogelia Herculano-
dc.contributor.authorSOUSA, Sebastião Manoel de-
dc.date.accessioned2019-09-05T20:51:52Z-
dc.date.available2019-09-05T20:51:52Z-
dc.date.issued2019-07-01-
dc.date.submitted2019-09-05-
dc.identifier.citationSOUSA, S. M.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32275-
dc.description.abstractO estresse pode estar presente em qualquer profissão, no entanto, algumas possuem maior prevalência pela exposição do profissional a condições desgastantes, o caso dos profissionais da educação, que apresentam inerentes às suas atividades, variáveis que podem afetar o seu bem-estar físico e psicológico. A terapia floral do sistema Bach é composta por 38 essências com finalidade e propriedades terapêuticas, que se tem por propósito o equilíbrio dos problemas emocionais. Compreender o efeito dos remédios florais de Bach na redução do estresse docente. Trata-se de um estudo de natureza exploratório quanti-qualitativa a partir de dados secundários, realizado no município de Vitória de Santo Antão – PE. Foi criado um banco de dados no programa do Excel em seguidas analisados estatisticamente. As falas dos participantes foram transcritas, depois categorizadas e analisadas interpretativamente. Dos quatorze itens avaliados no instrumento que avalia auto percepção, sete deles obtiveram p- valor > 0.05 (1, 3, 5, 11, 12, 13 e 14) o equivalente a 50% destes. Dos 59 itens avaliados pelo LSS sete deles tiveram reduções significantes estatisticamente dos seus escores, em média de 26,9%. Pode-se observar que os escores dos itens da lista de sinais e sintomas que obtiveram redução significativa, comportou-se semelhante ao PSS-14, com maior impacto do tratamento no intervalo entre o M1 para M2. Nas entrevistas foram identificadas oito categorias que estão relacionadas a emoções negativas: sentimento, sensação de irritação e/ou impaciência, sensação de sobrecarga, de esgotamento, desânimo ou falta de ânimo, sono prejudicado, vontade de chorar sem motivo aparente e ansiedade. as essências florais do sistema Bach foram efetivas na redução do estresse docente.pt_BR
dc.format.extent58 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstresse Ocupacionalpt_BR
dc.subjectPromoção da Saúdept_BR
dc.subjectTerapias Complementarespt_BR
dc.subjectEssências Floraispt_BR
dc.titleEfeito dos florais de Bach sobre o estresse de professores do município de Vitória de Santo Antão – PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1257912180659301pt_BR
dc.description.abstractxStress can be present in any profession, however, some have a higher prevalence due to the professional's exposure to stressful conditions, the case of education professionals, which are inherent in their activities, variables that can affect their physical well-being and psychological. Bach's floral therapy consists of 38 essences with therapeutic purposes and properties, which are designed to balance emotional problems. To understand the effect of Bach flower remedies on the reduction of teacher stress. This is an exploratory quantitative-qualitative study based on secondary data, carried out in the city of Vitória de Santo Antão - PE. A database was created in the Excel program in followed statistically analyzed. The participants' speeches were transcribed, then categorized and analyzed interpretatively. Results: Of the fourteen items evaluated in the instrument that evaluates self-perception, seven of them obtained p-value> 0.05 (1, 3, 5, 11, 12, 13 and 14) equivalent to 50% of these. Of the 59 items evaluated by the LSS seven of them had statistically significant reductions of their scores, on average of 26.9%. It can be observed that the scores of the items in the list of signs and symptoms that obtained a significant reduction, behaved similar to the PSS-14, with greater impact of the treatment in the interval between M1 and M2. In the interviews were identified eight categories that are related to negative emotions: feeling, feeling of irritation and / or impatience, feeling overload, exhaustion, discouragement or lack of mood, impaired sleep, desire to cry for no apparent reason and anxiety. the flower essences of the Bach system were effective in reducing teacher stress.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUSA, SEBASTIÃO MANOEL DE.pdf2,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons