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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32270
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Título : | Pessoas surdas e as barreiras atitudinais encontradas para a prática de atividade física |
Autor : | LIMA, Cybele Mendes de |
Palabras clave : | Educação Física para Pessoas com Deficiência; Educação de Pessoas com Deficiência Auditiva |
Fecha de publicación : | 2-jul-2019 |
Citación : | LIMA, C. M. |
Resumen : | Surdo é a pessoa que tem perda auditiva, que percebe e entende o mundo através das experiências visuais. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e estatística-IBGE cerca de 344,2 mil são de pessoas surdas. Este trabalho tem como objetivo Investigar acerca das barreiras ambientais e pessoais encontradas por pessoas surdas para a prática de atividade física a fim de mostrar que elementos são recorrentes nesse cenário Este estudo caracterizase por uma pesquisa quantitativa e qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Quando da nossa entrada no campo de coleta, contamos com a ajuda de um intérprete de libras foi aplicado um questionário para os primeiros 43 voluntários os sujeitos são estudantes e/ou professores universitários que aceitaram fazer parte da pesquisa, foi realizada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O questionário foi constituído por 16 barreiras ambientais e 19 barreiras pessoais que podem levar a não praticar atividade física regularmente. Participaram do estudo 43 pessoas surdas, sendo 22 homens e 21 mulheres. Foram analisadas as cinco principais barreiras apontadas por essas pessoas. A- problemas de saúde, B- porque lhe parece que as pessoas não o aceitam totalmente, devido a sua deficiência, C- porque acha que a comunidade tem preconceitos em relação ás pessoas com deficiência, D- falta de condições de segurança das instalações físicas de forma a prevenir acidentes, E- problemas com as calçadas por (por exemplo, declives, buracos, obstáculos). Dentre as cinco principais barreiras apontadas às únicas barreiras iguais em ambos os gêneros foram às barreiras relacionadas a problemas de saúde e por que lhe parece que as pessoas não o aceitam totalmente, devido a sua deficiência. O profissional de Educação física tem que informar as pessoas surdas sobre a importância da prática de atividade para promoção de saúde e buscar meios de interações da pessoa surda com o ouvinte. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32270 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
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