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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32270

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de-
dc.contributor.authorLIMA, Cybele Mendes de-
dc.date.accessioned2019-09-05T20:31:36Z-
dc.date.available2019-09-05T20:31:36Z-
dc.date.issued2019-07-02-
dc.date.submitted2019-09-05-
dc.identifier.citationLIMA, C. M.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32270-
dc.description.abstractSurdo é a pessoa que tem perda auditiva, que percebe e entende o mundo através das experiências visuais. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e estatística-IBGE cerca de 344,2 mil são de pessoas surdas. Este trabalho tem como objetivo Investigar acerca das barreiras ambientais e pessoais encontradas por pessoas surdas para a prática de atividade física a fim de mostrar que elementos são recorrentes nesse cenário Este estudo caracterizase por uma pesquisa quantitativa e qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Quando da nossa entrada no campo de coleta, contamos com a ajuda de um intérprete de libras foi aplicado um questionário para os primeiros 43 voluntários os sujeitos são estudantes e/ou professores universitários que aceitaram fazer parte da pesquisa, foi realizada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O questionário foi constituído por 16 barreiras ambientais e 19 barreiras pessoais que podem levar a não praticar atividade física regularmente. Participaram do estudo 43 pessoas surdas, sendo 22 homens e 21 mulheres. Foram analisadas as cinco principais barreiras apontadas por essas pessoas. A- problemas de saúde, B- porque lhe parece que as pessoas não o aceitam totalmente, devido a sua deficiência, C- porque acha que a comunidade tem preconceitos em relação ás pessoas com deficiência, D- falta de condições de segurança das instalações físicas de forma a prevenir acidentes, E- problemas com as calçadas por (por exemplo, declives, buracos, obstáculos). Dentre as cinco principais barreiras apontadas às únicas barreiras iguais em ambos os gêneros foram às barreiras relacionadas a problemas de saúde e por que lhe parece que as pessoas não o aceitam totalmente, devido a sua deficiência. O profissional de Educação física tem que informar as pessoas surdas sobre a importância da prática de atividade para promoção de saúde e buscar meios de interações da pessoa surda com o ouvinte.pt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física para Pessoas com Deficiênciapt_BR
dc.subjectEducação de Pessoas com Deficiência Auditivapt_BR
dc.titlePessoas surdas e as barreiras atitudinais encontradas para a prática de atividade físicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4274924U5pt_BR
dc.description.abstractxDeaf is the person who has hearing loss, who perceives and understands the world through visual experiences. According to the Brazilian Institute of Geography and Statistics-IBGE, about 344.2 thousand are deaf people. This work aims to investigate the environmental and personal barriers encountered by deaf people to practice physical activity in order to show what elements are recurrent in this scenario. This study is characterized by a quantitative and qualitative research, of an exploratory and descriptive nature. When we entered the collection field, we had the help of a pound interpreter. A questionnaire was applied to the first 43 volunteers. The subjects were students and / or university professors who accepted to be part of the research. It was held at the Federal University of Pernambuco (UFPE). The questionnaire consisted of 16 environmental barriers and 19 personal barriers that may lead to not practicing physical activity regularly. Thirty-three deaf people participated in the study, 22 males and 21 females. The five main barriers identified by these people were analyzed. A- health problems, B- because it seems to him that people do not accept him totally because of his disability, C- because he thinks that the community has prejudices towards people with disabilities, D- lack of safety conditions of physical facilities in order to prevent accidents, E-problems with sidewalks by (eg slopes, holes, obstacles). Among the five main barriers pointed to the only equal barriers in both genders were the barriers related to health problems and why it seems to them that people do not fully accept it because of their disability. The Physical Education professional has to inform deaf people about the importance of practicing activity for health promotion and seek means of interactions of the deaf person with the listener. Keywords: Physical activity. Barriers. Deaf people.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

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