Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3226
Título: Estudo das distorções do sistema geodésico de referência da Região Metropolitana do Recife
Autor(es): Roberto Carneiro de Carvalho, Paulo
Palavras-chave: Rede Geodésica de Referência;Distorções em Sistemas Geodésicos de Referência;Sistema de Posicionamento Global (GPS)
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Roberto Carneiro de Carvalho, Paulo; Maria Costa Romão, Verônica. Estudo das distorções do sistema geodésico de referência da Região Metropolitana do Recife. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologia da Geoinformação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: Este trabalho surgiu em decorrência da necessidade da determinação de possíveis distorções existentes entre os diversos sistemas geodésicos de referência implantados na Região Metropolitana do Recife (RMR), institucionalizada em 1973. Desta forma, o objetivo principal do mesmo é o de analisar as discrepâncias encontradas e atender aos usuários que desconheçam os problemas existentes nas Redes Geodésicas de Referência (RGR) implantadas no período de 1973 a 1998 A pesquisa buscou, além disso, o resgate do processo histórico e da origem da RGR. As distorções da Rede Geodésica de Referência da RMR foram estrategicamente estudadas em três etapas. A primeira etapa teve por objetivo uma determinação expedita, das discrepâncias entre as coordenadas das cartas, utilizando-se de produtos cartográficos executados nas épocas acima citadas, cujos resultados mostram a existência de discrepâncias e sua ordem de grandeza. Na segunda etapa, fez-se um estudo comparativo do sistema de referência da RMR nos campos de pontos de apoio geodésico utilizados para georreferenciamento das ortofotocartas e das plantas topográficas cadastrais, cujos resultados mostram discrepâncias com valores próximos às distorções encontradas da primeira etapa. Na terceira etapa, foi realizada uma determinação precisa, utilizando os mesmos segmentos da RGR, através de uma comparação entre os resultados de uma rede GPS implantada para esse fim em 2003 e a RGR implantada entre 1984 e 1989 na RMR
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3226
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4888_1.pdf4,62 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.