Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3219
Título: Por uma gramática da reportagem: uma proposta de ensino em telejornalismo
Autor(es): ABREU E LIMA, Luísa
Palavras-chave: Linguagem; Telejornal; Reportagem; Gramática
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Abreu e Lima, Luísa; Carla Fechine de Brito, Yvana. Por uma gramática da reportagem: uma proposta de ensino em telejornalismo. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Reconhecendo que a produção científica voltada para o ensino em telejornalismo no Brasil é ainda escassa diante da importância social do telejornal no contexto brasileiro, a presente pesquisa apresenta a primeira etapa de um projeto com fins didáticos que busca, sob a perspectiva da linguagem, evidenciar a gramática que preside a construção do telejornal. A partir da fundamentação teórico-metodológica da semiótica, compreendemos o telejornal como um texto e propomos a descrição do sistema de relações entre as suas unidades constitutivas como uma gramática, estabelecendo como objeto de análise inicial a reportagem. Realizamos, neste trabalho, um inventário das funções que suas unidades constitutivas mais características (nomeadamente o off, a passagem e as sonoras) contraem, a partir do modo como se articulam, para formar um todo de sentido , o texto-reportagem. Para isso, analisamos um conjunto formado por 25 reportagens, exibidas pelo telejornal de maior audiência e tradição jornalística do Brasil, o Jornal Nacional, exibido pela Rede Globo. A partir do material analisado, identificamos as funções recorrentes dos elementos constitutivos da reportagem e apresentamos o modo como essas unidades se relacionam na organização deste texto jornalístico como sua gramática. Com essa proposição etapa fundamental do desenvolvimento de uma gramática mais ampla do telejornal pretendemos auxiliar professores e alunos no ensino do telejornalismo, fornecendo um aporte conceitual baseado não em regras a imitar, mas na identificação de um sistema invariante que subjaz o processo de elaboração do texto-reportagem em todas as suas distintas manifestações
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3219
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo33_1.pdf2,42 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.