Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3219
Title: Por uma gramática da reportagem: uma proposta de ensino em telejornalismo
Authors: ABREU E LIMA, Luísa
Keywords: Linguagem;Telejornal;Reportagem;Gramática
Issue Date: 31-Jan-2010
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Abreu e Lima, Luísa; Carla Fechine de Brito, Yvana. Por uma gramática da reportagem: uma proposta de ensino em telejornalismo. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: Reconhecendo que a produção científica voltada para o ensino em telejornalismo no Brasil é ainda escassa diante da importância social do telejornal no contexto brasileiro, a presente pesquisa apresenta a primeira etapa de um projeto com fins didáticos que busca, sob a perspectiva da linguagem, evidenciar a gramática que preside a construção do telejornal. A partir da fundamentação teórico-metodológica da semiótica, compreendemos o telejornal como um texto e propomos a descrição do sistema de relações entre as suas unidades constitutivas como uma gramática, estabelecendo como objeto de análise inicial a reportagem. Realizamos, neste trabalho, um inventário das funções que suas unidades constitutivas mais características (nomeadamente o off, a passagem e as sonoras) contraem, a partir do modo como se articulam, para formar um todo de sentido , o texto-reportagem. Para isso, analisamos um conjunto formado por 25 reportagens, exibidas pelo telejornal de maior audiência e tradição jornalística do Brasil, o Jornal Nacional, exibido pela Rede Globo. A partir do material analisado, identificamos as funções recorrentes dos elementos constitutivos da reportagem e apresentamos o modo como essas unidades se relacionam na organização deste texto jornalístico como sua gramática. Com essa proposição etapa fundamental do desenvolvimento de uma gramática mais ampla do telejornal pretendemos auxiliar professores e alunos no ensino do telejornalismo, fornecendo um aporte conceitual baseado não em regras a imitar, mas na identificação de um sistema invariante que subjaz o processo de elaboração do texto-reportagem em todas as suas distintas manifestações
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3219
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo33_1.pdf2.42 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.