Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32186
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AMORIM, Luiz Manuel do Eirado | - |
dc.contributor.author | RANGEL, Rafael Campos | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-03T16:30:39Z | - |
dc.date.available | 2019-09-03T16:30:39Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32186 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a relação entre obras de arte e os espaços que a contém. O seu interesse reside nas galerias de arte projetadas e construídas para abrigar coleções específicas, entendidas aqui como Building-specific, e tem por objetivo estudar tal relação em três galerias de arte localizadas no Instituto Inhotim, em Brumadinho, Brasil: a) Galeria Adriana Varejão (2008), projetada por Rodrigo Cerviño Lopez (TACOA Arquitetos); Galeria Miguel Rio Branco (2010), projetada por Arquitetos Associados; e Galeria Psicoativa Tunga (2012), projetada pelo escritório Rizoma. As análises dessas galerias de arte a partir dos processos de concepções projetuais envolvendo arquitetos, artistas e curadores, e de suas propriedades espaciais revelaram dinâmicas específicas de apreciação das obras de arte em cada galeria, refletidas em seus arranjos espaciais e narrativas expográficas. As estratégias projetuais identificadas e suas implicações nas experiências dos visitantes permitiram a constatação de um conjunto de variáveis que revelaram a maneira em que as obras de arte e os espaços arquitetônicos estabeleceram uma relação de especificidade nas três galerias. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Building-specific | pt_BR |
dc.subject | Galerias de arte | pt_BR |
dc.subject | Inhotim | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Sintaxe espacial | pt_BR |
dc.title | Building-specific: sobre a relação entre obra de arte e arquitetura | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9252161757954405 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5406427546690123 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbano | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present paper deals with the relationship between works of art and the buildings that exhibit them, understood here as Building-specific. It has a particular interest in galleries that were designed to house specific collections. The core of the investigation is to understand that relationship taking as case studies three galleries of the Instituto Inhotim, located in Brumadinho, Brazil: a) Adriana Varejão Gallery (2008), designed by Rodrigo Cerviño Lopez (Tacoa architects); b) Miguel Rio Branco Gallery (2010), designed by Arquitetos Associados; c) Psicoativa Tunga Gallery (2012), designed by Rizoma. The buildings were scrutinised according to their spatial properties, as well as the conceptual design processes involving architects, artists and curators, revealing specific dynamics of appreciation of the works of art in each gallery, reflected in their spatial arrangements and exhibition narratives. The architectural proposals and their implications for visitors‟ experiences have shown a set of variables that revealed the way in which the works of art and architecture established a relationship of specificity in the three galleries. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rafael Campos Rangel.pdf | 10,25 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons