Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3213
Título: Atuação responsável : ações e percepções sobre responsabilidade sócioambiental na indústria química brasileira
Autor(es): Costa Meireles, Walter
Palavras-chave: Atuação Responsável;Responsabilidade Social Corporativa;Representação Social
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Costa Meireles, Walter; Luiz Pelizzoli, Marcelo. Atuação responsável : ações e percepções sobre responsabilidade sócioambiental na indústria química brasileira. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Este trabalho focaliza o tema Atuação Responsável®: Ações e Percepções sobre Responsabilidade Socioambiental na Indústria Química Brasileira, de natureza exploratória, teve o objetivo de investigar até que ponto o reconhecimento da urgência de ações para a proteção e o desenvolvimento dos aspectos sociais e ambientais no Brasil são percebidos e revelados no cotidiano dos gestores do Programa Atuação Responsável® no contexto da Indústria Química Brasileira. Para tanto foi realizada uma avaliação deste Programa implementado no Brasil, tendo-se como fonte de informação, relatórios emitidos pela Associação Brasileira das Indústrias Químicas ABIQUIM, publicações específicas e outras de interesse, por conter temática correlacionada e de interesse para as conclusões finais do trabalho. Além disso, foi feita uma pesquisa com os Gestores do Programa Atuação Responsável das indústrias químicas no Brasil. Através desta pesquisa realizada junto aos Gestores do Programa Atuação Responsável® foi possível identificar termos e expressões que compõem o chamado núcleo central da representação social da Indústria Química, segundo a percepção destas lideranças. Podemos assim concluir, segundo a percepção dos coordenadores do Atuação Responsável, pela existência de uma representação social no contexto da indústria química brasileira, que revela uma forte preocupação com o chamado desenvolvimento sustentável, especialmente no que se relaciona com os aspectos ambientais e da qualidade de vida - ainda que na prática, seja apenas apreendida através da análise documental e das respostas ao questionário - demonstrando não atuar de forma sistêmica e homogênea, com pro-atividade e de forma ampla para a melhoria do socioambiental, revelando-se uma postura ainda muito forte em ações que visam especialmente a melhoria dos resultados internos e somente intramuros
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3213
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento e Meio Ambiente

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2143_1.pdf1,01 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.