Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32121

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAMPELO, Divanilson Rodrigo de Sousa-
dc.contributor.authorSIMÕES, Rhudney Alyson Menna Barreto Konig-
dc.date.accessioned2019-09-02T20:27:25Z-
dc.date.available2019-09-02T20:27:25Z-
dc.date.issued2017-09-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32121-
dc.descriptionSIMÕES, Rhudney Alyson Menna Barreto Konig, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: SIMOES, Rhudney Alyson Menna Barreto Konigpt_BR
dc.description.abstractAtualmente, diversos dispositivos podem se conectar a veículos, como smartphones, relógios inteligentes e outros carros. Sendo assim, tecnologias de comunicação com diferen­tes finalidades serão usadas ao mesmo tempo em veículos, como, por exemplo, Bluetooth Smart, IEEE 802.15.4, IEEE 802.llp e 4G /5G / LTE. Ademais, nas redes intraveicu­lares de próxima geração baseadas em Ethernet, o Middleware Escalável Orientado a Serviço sobre IP (SOME/IP Scalable service-Oriented MiddlewarE over IP) apresenta-se como a solução de middleware orientado a serviços para a transmissão de dados não crí­ticos em uma rede Ethernet automotiva. Através do SOME/IP, dados gerados por nós da rede Ethernet automotiva podem ser consumidos através de requisições orientadas a serviços. Segundo o Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI European Telecommunications Standards Institute), uma Estação de Sistema de Transporte Inte­ ligente (ITS-S Intelligent Transportation System Station) pode ser qualquer dispositivo que implemente a arquitetura de comunicação ETSI ITS. Uma aplicação ITS tem finali­dades diversas e opera na última camada da arquitetura de comunicação de uma ITS-S. Devido às diferentes tecnologias de comunicação que poderiam ser usadas, é extrema­mente complexo e dispendioso criar aplicações ITS para se comunicarem com dispositivos de Internet das Coisas (IoT Internet of Things) e consumirem dados oriundos da rede Ethernet automotiva. Este trabalho propõe uma extensão da arquitetura de uma ITS-S do padrão ETSI, que provê comunicação entre aplicações ITS, dispositivos loT e nós da rede Ethernet. O objetivo deste trabalho é desenvolver e avaliar a extensão proposta. A avaliação foi realizada através da simulação em OMNeT++ de aplicações ITS que se co­ municam com dispositivos loT e nós da rede Ethernet intraveicular usando SOME/IP. A métrica avaliada foi o atraso fim-a-fim entre a realização de requisições por aplicações ITS e a chegada de suas respostas. Resultados de simulação mostram que a extensão proposta neste trabalho atende as restrições de atraso máximo permitido para a comunicação de dados não-críticos.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectInternet das coisaspt_BR
dc.subjectAvaliação de arquiterturapt_BR
dc.subjectCarros conectadospt_BR
dc.titleUma extensão da arquitetura de estações ITS ETSI para comunicação entre aplicações ITS, loT e SOME/IPpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4910257124286964pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9838400375894439pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxNowadays, many devices can connect to vehicles such as smartphones, smartwatches, and other cars. Therefore, communication technologies with different purposes will be used at the sarne time in vehicles, such as Bluetooth Smart, IEEE 802.15.4, IEEE 802.llp, and 4G / 5G / LTE. ln addition, in Ethernet-based next-generation intravehicular networks, Scalable service-Oriented MiddlewarE over IP (SOME/IP) is the service-oriented mid­dleware solution for non-critical data transmission in an automotive Ethernet network. Using SOME/IP, data generated by automotive Ethernet network nodes can be consumed through service-oriented requests. According to European Telecommunications Standards Institute (ETSI), an Intelligent Transportation System Station (ITS-S) can be any de­ vice that implements the ETSI ITS communication architecture. An ITS application has several purposes and operates on the last layer of the communication architecture of an ITS-S. Because of the different communication technologies that could be used, it would be extremely complex and costly to create ITS applications to communicate with Internet of Things (IoT) devices and consume data from the automotive Ethernet network. This work aims to develop and evaluate an extension of the architecture of an ITS-S of the ETSI standard. The extension provides communication between ITS applications, loT devices, and Ethernet network nodes. The evaluation was performed through simulation in OMNeT ++ of ITS applications that communicate with loT devices and nodes of the intravehicular Ethernet network using SOME/IP. The measured metric was the end-to­ end delay between the requests by ITS applications and the arrival of their responses. Simulation results show that the ITS-S architecture extension meets the maximum delay constraints allowed for non-critical data communication.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Rhudney Alyson Menna Barreto Konig Simões.pdf12,65 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons