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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32118

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLAPA, Tomás de Albuquerque-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Laércio Gomes-
dc.date.accessioned2019-09-02T19:59:21Z-
dc.date.available2019-09-02T19:59:21Z-
dc.date.issued2017-09-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32118-
dc.description.abstractEste trabalho versa sobre o estigma do favelado que irrompe os mais diversos tempos e espaços, espraiando-se pelas cidades contemporâneas brasileiras. Para melhor esclarecimento a respeito das ideias que hostilizam a moradia popular aponta-se a gênese das construções ideológicas avessas a habitação popular. Para isso, retoma-se a espacialidade da cidade do Rio de Janeiro, então capital do País, na virada do século XIX para o XX, quando a cidade se vestia de elementos modernizadores. Nesse contexto, o cortiço, principal habitação popular do Antigo Regime, foi eliminado do tecido urbano, pois pesara sobre essa moradia um estigma. No irromper do século XX, com a modernização das cidades, as contradições sociais se expressaram na tessitura urbana, assim, surge um novo espaço da moradia popular, a favela, que recebeu dos cortiços os significantes. Desde o aparecimento da favela este espaço de moradia foi julgado como um lugar que não deveria existir na cidade que se vestia de moderna. O estigma pode ser identificado nas mais diversas cidades brasileiras, de Norte a Sul do País, nas mais diferentes expressões da moradia popular, como favelas, loteamentos e conjuntos habitacionais. Assim, toma-se a cidade de Macapá como local de investigação empírica, especificamente o Conjunto Habitacional Mucajá (CHM), inaugurado em 2011. Os moradores de CHM são alvos de ideias hostis presentes tanto nas notícias de jornais, quanto no pensamento dos que moram as adjacências do CHM, reatualiza-se o estigma do favelado. O trabalho está dividido em cinco capítulos: o primeiro aponta o objeto de estudo e apresenta os principais conceitos desenvolvidos no trabalho. O segundo faz uma breve incursão histórica, retoma-se ao Rio de Janeiro do final do século XIX, quando o cortiço foi eliminado do tecido urbano. O terceiro capítulo discorre sobre o aparecimento da favela e a manipulação do estigma do favelado. O quarto centra-se numa breve história da moradia no contexto amapaense. O quinto analisa o estigma do favelado no CHM.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstigma do faveladopt_BR
dc.subjectHabitação popularpt_BR
dc.subjectConjuntos habitacionaispt_BR
dc.titleO estigma do favelado: o caso do conjunto habitacional Mucajá, na cidade de Macapá-APpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0256234943451699pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9862482419194023pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.description.abstractxThis work deals with the stigma of the favela resident that happens in the most diverse times and spaces, spreading in contemporary Brazilian cities. For a better understanding of the ideas that antagonize the popular dwelling, one points to the genesis of ideological constructions averse to popular housing. To this end, we focus on the city of Rio de Janeiro, then the capital of the country, at the turn of the 19th to the 20th century, when the city was dressed in modernizing elements. In this context, the tenement, the main popular housing of the Old Regime, was eliminated from the urban fabric, since it had weighed on this dwelling a stigma. At the outbreak of the twentieth century, with the modernization of cities, social contradictions were expressed in the urban fabric, thus, a new space emerges from the popular dwelling, the favela, which received from the tenements the signifiers. Since the appearance of the favela this dwelling space was judged as a place that should not exist in the modern city. The stigma can be identified in the most diverse Brazilian cities, from North to South of the Country, in the most different modalities of popular housing, such as favelas, subdivisions, and housing complex. Thus, the city of Macapá is taken as an empirical research site, specifically, the Conjunto Habitacional Mucajá (CHM), inaugurated in 2011. The residents of CHM are the target of hostile ideas present in both newspaper news and the thinking of those who live nearby of the CHM, the stigma of the favela resident is updated. The work is divided into five chapters: the first one establishes the object of study and presents the main concepts developed in the study. The second makes a brief historical review, returns to Rio de Janeiro at the end of the nineteenth century, when the tenement was eliminated from the urban fabric. The third chapter discusses the emergence of the favela and the manipulation of favela stigma. The fourth focuses on a brief history of housing in the amapaense context. The fifth analyzes the favela resident stigma in the CHM.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

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