Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32117

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNADIA, Tarcila Correia de Lima-
dc.contributor.authorSILVA, Anderson Thiago Monteiro da-
dc.date.accessioned2019-09-02T19:53:00Z-
dc.date.available2019-09-02T19:53:00Z-
dc.date.issued2019-06-19-
dc.date.submitted2019-09-02-
dc.identifier.citationSILVA, A. T. M.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32117-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo analisar a abordagem dos conteúdos botânicos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e verificar a ocorrência destes em livros didáticos de Biologia. A pesquisa foi do tipo documental com abordagem quanti-qualitativa, a qual foi desenvolvida em duas etapas principais. A primeira foi constituída da análise e categorização de questões que contemplaram conteúdos sobre as plantas nas edições de 2009 a 2018 do ENEM. Enquanto a segunda etapa compreendeu a análise da ocorrência dos conteúdos botânicos solicitados pelo exame em livros didáticos de biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2018. O ENEM apresenta fortemente a tendência de contemplar conteúdos sobre a fisiologia vegetal, embora outras temáticas foram abordadas, a exemplo da ecologia vegetal. Todas as categorias definidas à priori foram contempladas pelo exame, sendo mais representativa a terceira categoria, que menciona a botânica com o objetivo de referenciar conceitos e processos pertencentes a outras áreas do conhecimento. Dentre os livros selecionados, apenas dois contemplaram mais da metade dos conteúdos botânicos ocorrentes no exame dentre o período investigado, abordando os conteúdos com auxílio de imagens e/ou leituras complementares. Desse modo é necessário que o ENEM contemple a botânica de forma mais diversificada, da mesma forma que os livros didáticos precisam atribuir melhor base teórica sobre as plantas para os estudantes na educação básica visando proporcionar melhores condições de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent58 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectBiologia – Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectRecurso Didáticopt_BR
dc.titleAnálise dos conteúdos de Botânica nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no período de 2009-2018pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA, Kênio Erithon Cavalcante-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704912U0pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to analyze the approach of the botanical contents in the National High School Examination (ENEM), and verify the occurence of these contents in the Biology textbooks. The research was of documental type with the quantitative-qualitative approach, which was divided into two main stages. The first consisted to analyze and categorize the questions that contain the contents about the plants in the 2009 to 2018 editions of the ENEM. While the second stage includes an analysis of the occurence of the botanical contents requested by the exam in Biology textbooks approved by the National Textbook Program of 2018. ENEM presents a strong tendency to contemplate contents about plant physiology, although other themes were approached, such as plant ecology. All defined categories a priori were contemplated by the exam, being more representative in the third category, which mentions the botany in purpose of referrying concepts and processes belonging to other knowledge areas. Among the selected textbooks, only two contain more than the half of the botanical contents in the exam on the defined period of investigation, adressing the contents with the aid of images and/or complementary readings. In this way it is necessary that ENEM contemplate botany in a more diversified way, when it comes to the textbooks, it needs to assign a better theoretical base about the plants for students in basic education in order to provide better conditions of teaching and learning.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4704705H1pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Anderson Thiago Monteiro da.pdf649,54 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons