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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32108

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Título : Cinema de ocupação: uma cartografia da produção audiovisual engajada na luta pelo direito à cidade no Recife
Autor : SEVERIEN, Pedro Loureiro
Palabras clave : Cinema e cidade; Direito à cidade; Estética e cultura midiática; Ativismo audiovisual; Cartografia das subjetividades
Fecha de publicación : 23-mar-2018
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : O presente trabalho propõe uma cartografia da produção audiovisual contemporânea engajada na luta pelo direito à cidade no Recife. A partir da análise de um corpus de mais de 80 peças audiovisuais realizadas na última década, observam-se linhas de força que atravessam os filmes, assim como a relação entre a mobilização social, as relações de poder e as subjetividades inseridas na produção de cidade, notadamente o surgimento do Movimento Ocupe Estelita e suas estratégias de intervenção midiática. Também ganham foco o espaço da autoria como um campo de formulação coletiva de sujeitos históricos e políticos, a performatividade dos corpos que empunham câmeras participativamente diante de acontecimentos desse embate pela democratização do planejamento urbano e uma disposição para o uso militante do cinema na elaboração de narrativas de engajamento, leituras do real e produção de memória. Metodologicamente esta pesquisa se volta para os filmes não apenas como objetos isolados em seus aspectos estéticos e narrativos, mas como gestos de ações colaborativas em circuitos de produção, circulação, adesão, crítica e mobilização, tanto nas redes digitais quanto em espaços presenciais, a exemplo das ocupações urbanas. Para empreender essa articulação entre os processos comunicacionais e as ações estético-políticas como gestos, mobilizo os conceitos de antropologia política das imagens (DIDI-HUBERMAN), multidão (HARDT & NEGRI), performatividade da assembleia (BUTLER), cinema de intervenção social (BRENEZ) e direito à cidade (HARVEY), entre outros, com o objetivo de sustentar a noção de cinema de ocupação.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32108
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

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