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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32061
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | RIBEIRO, Ernani Nunes | - |
dc.contributor.author | FARIAS, Josivan Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-29T21:12:17Z | - |
dc.date.available | 2019-08-29T21:12:17Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-25 | - |
dc.date.submitted | 2019-08-29 | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, J. B. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32061 | - |
dc.description.abstract | A deficiência visual frente a muitos conteúdos da biologia e ciências, que exigem muito a interpretação de fenômenos, estruturas e até mesmo processos acaba sendo uma barreira a ser enfrentada por alunos e professores. Diante da necessidade em desenvolver estratégias didáticas no ensino de biologia e ciências voltadas para alunos com necessidades especiais, como o caso da deficiência visual, o objetivo principal deste trabalho visa na elaboração de modelos didáticos contendo vários exemplares de animais em 3D, os quais representarão os principais animais constituintes das quatro classes do filo Arthropoda (aracnídeos, insetos, crustáceos e miriápodes). Além da confecção dos modelos didáticos, houve a construção de áudio-descrições de todos os exemplares. Isso porque, na deficiência visual a aprendizagem se dá principalmente por meio da integração dos sentidos remanescentes, que se potencializaram e se expressaram principalmente através da comunicação falada e tátil, ou seja, a experiência tátil, por si só, não garante uma construção de conhecimento efetiva. As estratégias metodológicas foram aplicadas a dois professores da Educação Básica, sendo um da biologia e outro de educação especial, visando avaliar as estratégias de forma qualitativa e levando em consideração a metodologia utilizada por Bardin (2011). Com os resultados foi possível observar a opinião dos professores quanto a possível utilização da estratégias em seu cotidiano escolar como as possíveis adequações para seu uso futuro com alunos deficientes visuais. | pt_BR |
dc.format.extent | 37 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Zoologia | pt_BR |
dc.subject | Material Didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.title | Maquete didática com áudio-descrição como estratégia metodológica no ensino de zoologia: uma abordagem sobre os artrópodes para alunos com deficiência visual | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5828186266951171 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The visual deficiency vis-a-vis many contents of biology and science, which require a lot of interpretation of phenomena, structures and even processes, ends up being a barrier to be faced by students and teachers. In view of the need to develop didactic strategies in the teaching of biology and sciences for students with special needs, such as visual impairment, the main objective of this work is to elaborate didactic models containing several examples of 3D animals, which will represent the main constituent animals of the four classes of the phylum Arthropoda (arachnids, insects, crustaceans and myriapods). In addition to the preparation of didactic models, there was the construction of audio-descriptions of all the copies. This is because, in visual impairment, learning occurs mainly through the integration of the remaining senses, which have been potentialized and expressed mainly through spoken and tactile communication, that is, the tactile experience alone does not guarantee a knowledge construction effective. The methodological strategies were applied to two Basic Education teachers, one of biology and another of special education, aiming to evaluate the strategies qualitatively and taking into account the methodology used by Bardin (2011). With the results it was possible to observe the teachers' opinion about the possible use of the strategies in their daily school life as the possible adjustments for their future use with visually impaired students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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FARIAS, Josivan Barbosa de.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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