Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32061

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Ernani Nunes-
dc.contributor.authorFARIAS, Josivan Barbosa de-
dc.date.accessioned2019-08-29T21:12:17Z-
dc.date.available2019-08-29T21:12:17Z-
dc.date.issued2019-06-25-
dc.date.submitted2019-08-29-
dc.identifier.citationFARIAS, J. B.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32061-
dc.description.abstractA deficiência visual frente a muitos conteúdos da biologia e ciências, que exigem muito a interpretação de fenômenos, estruturas e até mesmo processos acaba sendo uma barreira a ser enfrentada por alunos e professores. Diante da necessidade em desenvolver estratégias didáticas no ensino de biologia e ciências voltadas para alunos com necessidades especiais, como o caso da deficiência visual, o objetivo principal deste trabalho visa na elaboração de modelos didáticos contendo vários exemplares de animais em 3D, os quais representarão os principais animais constituintes das quatro classes do filo Arthropoda (aracnídeos, insetos, crustáceos e miriápodes). Além da confecção dos modelos didáticos, houve a construção de áudio-descrições de todos os exemplares. Isso porque, na deficiência visual a aprendizagem se dá principalmente por meio da integração dos sentidos remanescentes, que se potencializaram e se expressaram principalmente através da comunicação falada e tátil, ou seja, a experiência tátil, por si só, não garante uma construção de conhecimento efetiva. As estratégias metodológicas foram aplicadas a dois professores da Educação Básica, sendo um da biologia e outro de educação especial, visando avaliar as estratégias de forma qualitativa e levando em consideração a metodologia utilizada por Bardin (2011). Com os resultados foi possível observar a opinião dos professores quanto a possível utilização da estratégias em seu cotidiano escolar como as possíveis adequações para seu uso futuro com alunos deficientes visuais.pt_BR
dc.format.extent37 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectZoologiapt_BR
dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.titleMaquete didática com áudio-descrição como estratégia metodológica no ensino de zoologia: uma abordagem sobre os artrópodes para alunos com deficiência visualpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5828186266951171pt_BR
dc.description.abstractxThe visual deficiency vis-a-vis many contents of biology and science, which require a lot of interpretation of phenomena, structures and even processes, ends up being a barrier to be faced by students and teachers. In view of the need to develop didactic strategies in the teaching of biology and sciences for students with special needs, such as visual impairment, the main objective of this work is to elaborate didactic models containing several examples of 3D animals, which will represent the main constituent animals of the four classes of the phylum Arthropoda (arachnids, insects, crustaceans and myriapods). In addition to the preparation of didactic models, there was the construction of audio-descriptions of all the copies. This is because, in visual impairment, learning occurs mainly through the integration of the remaining senses, which have been potentialized and expressed mainly through spoken and tactile communication, that is, the tactile experience alone does not guarantee a knowledge construction effective. The methodological strategies were applied to two Basic Education teachers, one of biology and another of special education, aiming to evaluate the strategies qualitatively and taking into account the methodology used by Bardin (2011). With the results it was possible to observe the teachers' opinion about the possible use of the strategies in their daily school life as the possible adjustments for their future use with visually impaired students.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FARIAS, Josivan Barbosa de.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons