Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32056
Share on
Title: | O jardim didático como recurso pedagógico no ensino médio |
Authors: | RODRIGUES, Letiane de Oliveira |
Keywords: | Botânica; Atividades de Ensino-Aprendizagem; Material Didático |
Issue Date: | 19-Jun-2019 |
Citation: | RODRIGUES, L. O. |
Abstract: | O jardim didático é uma ferramenta educacional importante, que tem o objetivo de fazer com que os alunos observem características morfológicas de forma mais dinâmica e prazerosa podendo ser usado para explorar diversos conteúdos curriculares de ciências, principalmente botânica. No entanto, para que ele seja bem utilizado, é preciso fazer uma seleção criteriosa das plantas, de forma a atender os objetivos das aulas, levando em consideração a adequação das plantas ao ambiente e a estrutura da escola. O presente trabalho tem como objetivo propor um modelo de jardim didático, sugerindo diferentes espécies de plantas que sejam apropriadas para serem implantadas nas escolas, e que possam auxiliar no ensino e aprendizagem de botânica. Os métodos usados foram os seguintes: Análise morfológica das plantas presentes no jardim didático do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão e de plantas selecionadas em pesquisa bibliográfica. A partir desta análise, foram selecionadas plantas que atendessem aos seguintes critérios: conter diversidade morfológica, serem preferencialmente nativas e adequadas à região, e atenderem aos conteúdos de botânica trabalhados no ensino médio. Assim, foi elaborada uma lista de plantas de 14 espécies principais, e 41 espécies alternativas, que podem ser implantadas em jardins didáticos e auxiliarem no ensino de botânica, atendendo às diversas necessidades previstas para o ensino médio. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32056 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RODRIGUES, LETIANE DE OLIVEIRA.pdf | 282,75 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License