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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32051

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Title: Dificuldades na abordagem do tema sexualidade para docentes em sala de aula
Authors: SILVA, Rafaela de Lima
Keywords: Sexualidade; Disciplinas das Ciências Biológicas; Professores Escolares; Adolescentes
Issue Date: 18-Jun-2019
Citation: SILVA, R. L.
Abstract: O tema sexualidade é vivenciado diariamente, desde o nascimento, sendo acentuado na adolescência, onde se começa o descobrimento do corpo e seus desejos, construindo conceitos e características que se estendem ao longo da vida. A sexualidade é um tema transversal muito amplo, estando diretamente relacionado aos ambientes aos quais os indivíduos estão submetidos, entre eles, a escola. A abordagem desse conteúdo deve ser contínua, sendo iniciada em casa com os pais, estendendo-se à escola e seu corpo docente. Apesar do tema estar incluso nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a temática não é aplicada na programação letiva escolar por inúmeras razões. O presente trabalho tem como objetivo identificar as principais dificuldades na abordagem do tema sexualidade pelos docentes em sala de aula. O trabalho foi desenvolvido em duas escolas públicas (uma municipal e a outra estadual) localizada no município de vitória de Santo Antão-PE. A pesquisa foi realizada em um único encontro, onde houve a apresentação do trabalho, e a aplicação dos questionários. Dezessete docentes participaram e responderam todas as questões (06 da escola estadual e 11 da municipal). As dificuldades na abordagem do tema sexualidade foram semelhantes em ambas as escolas. Observou-se que alguns dos docentes não tem autonomia de abordar o tema por falta de capacitação, além de afirmarem uma inquietude dos alunos ou falta de tempo. Porém existe um interesse por parte dos docentes em um maior aprofundamento nas questões que tangem à sexualidade. A falta de capacitação na discussão de temas como este se apresenta como aspecto fundamental na construção do conhecimento dos alunos ao longo de sua carreira escolar. A vivência de temas transversais em sala de aula, mesmo obrigatórios legislativamente, ainda é um dos principais pontos a serem trabalhados nos docentes de modo geral.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32051
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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