Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3203
Título: Atividade mioelétrica do jejuno após o desclampeamento da veia porta em cães
Autor(es): LEÃO, Cristiano de Souza
Palavras-chave: Motilidade;Hipertensão porta;Cirurgia experimental;Jejuno;Atividade mioelétrica
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Souza Leão, Cristiano; Antônio Bandeira Ferraz, Alvaro. Atividade mioelétrica do jejuno após o desclampeamento da veia porta em cães. 2007. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Cirurgia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: Introdução: A hipertensão porta está relacionada a alterações de ordem hemodinâmica, nutricional e metabólica. A sua relação com a motilidade do jejuno tem sido pouco estudada. O propósito deste trabalho foi avaliar o comportamento da atividade mioelétrica do jejuno com o desclampeamento da veia porta em cães. Métodos: Foram estudados seis cães adultos mestiços, em três etapas: controle, clampeamento e desclampeamento, no Núcleo de Cirurgia Experimental da Universidade Federal de Pernambuco. Com os animais sob anestesia geral, procedeu-se a monitorização hemodinâmica invasiva, laparotomia, aferição da pressão da porta (PP), fixação dos eletrodos na camada sero-muscular do jejuno e clampeamento parcial da veia porta para elevar a PP a valores entre duas e meia a três vezes os achados iniciais. Os eletrodos foram conectados a um sistema computadorizado para captura de sinais elétricos, usando um software de aquisição para armazenamento e análise da atividade mioelétrica. Assim, determinou-se a média do RMS (root mean square raiz quadrada da média dos quadrados) e a variância da atividade mioelétrica. A análise estatística foi executada através do teste de t de Student e ANOVA; aceitando-se p< 0,05 para rejeição da hipótese de nulidade. Resultados: O clampeamento da veia porta resultou em redução significante da atividade mioelétrica, o desclampeamento promoveu imediata recuperação da média do RMS sem diferença estatística com o controle. Conclusões: O desclampeamento da veia porta de cães promoveu recuperação precoce da atividade mioelétrica do jejuno
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3203
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Cirurgia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5647_1.pdf4,68 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.