Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3201
Título: A Nova Ordem Do Discurso Na Propaganda: Internet, Prosumers E Consumerismo Político.
Autor(es): Domingues Da Silva, Izabela
Palavras-chave: Publicidade;Internet;Prosumer;Discurso;Consumerismo Político
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Domingues Da Silva, Izabela; Regina Macena Patriota Bronzstein, Karla. A Nova Ordem Do Discurso Na Propaganda: Internet, Prosumers E Consumerismo Político.. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: Esta pesquisa pretende investigar como os enunciados criados pelos prosumers, que circulam através de sites, blogs e redes sociais, na internet, estão modificando as relações de poder no universo da propaganda e do marketing. Esses enunciados surgem, muitas vezes, associados a atitudes de consumerismo político por parte dos consumidores e cidadãos que buscam criar novos discursos sobre as marcas a fim de evidenciar aspectos pouco louváveis em relação a empresas, produtos e serviços, tais como as condições sub-humanas de trabalho e o abate de animais fora dos padrões exigidos. Esse trabalho utiliza a Análise do Discurso francesa como disciplina propícia para observar e identificar se há uma nova ordem do discurso na publicidade contemporânea a partir das trocas informacionais em fluxo, próprias das mídias digitais, entre consumidores e empresas. A partir da análise dos enunciados criados pelos prosumers, busca perceber as estratégias discursivas utilizadas, as memórias, os pré-construídos, os novos efeitos de sentido. Supõe haver uma mudança na ordem discursiva da propaganda com os enunciados criados pelos consumidores, os quais se configuram como um acontecimento em relação ao panorama da publicidade e do marketing massivos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3201
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3000_1.pdf1,35 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.