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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31994

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Título: A abordagem sobre o conteúdo de bactérias a partir das perspectivas do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE)
Autor(es): OLIVEIRA, Weverton Souza de
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Bactérias; Processo de Ensino-Aprendizagem
Data do documento: 28-Mai-2019
Citação: OLIVEIRA, W. S.
Abstract: O objetivo da pesquisa foi analisar a abordagem do conteúdo sobre bactérias mediante as perspectivas da primeira etapa do Modelo de Reconstrução Educacional. As bactérias são microorganismos com grande potencialidade para o ambiente em geral, mas por vezes, é reduzida as discussões apenas no que tange as doenças de caráter humano e muitas vezes reforçada em livros didáticos de ciências e biologia. O MRE possui uma porposta de pesquisa que contempla três etapas, mas considerando o nosso traballho, buscamos aportes apenas na primeira etapa, a Análise da Estrutura do Conteúdo (AES), a qual enfoca a Estrutura do Conteúdo e a Análise do Significado Educacional (ASE). Para a EC consideramos o conteúdo sobre as bactérias no livro didático trabalhado na disciplina de Biologia de um escola publica em Chã de Alegria, Pernambuco. Ainda considerando o conteúdo, temos a análise imagética pela Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM), observando possíveis desvios de coerência, sinalização e espacialidade entre texto e imagem. Para a ASE foi utilizadas as argutivas de Klafki considerando apenas as três primeiras relacionadas apenas ao conteúdo da prática docente e que foi aplicado a professora que lecionava a disciplina de biologia. Também, considerando esse momento, foi percebido a necessidade de observamos as concepções dos estudantes sobre o conteúdo de bactérias, visto que o seu conhecimento seria importante para um melhor vislumbramento da pesquisa. O trabalho mostrou que alguns conceitos básicos relacionados ao estudo das bactérias são obstáculos no aprendizado dos alunos, devido principalmente a sua abstração e por ser difícil de contextualizar com o cotidiano. Ainda, ficou visível o equívoco dos alunos ao representarem o desenho da célula bacteriana, assim o conteúdo sobre bactérias precisa de um melhor desenvolvimento em seu contexto histórico e conceitual, visando minimizar equívocos e potencializar a aprendizagem dos estudantes. Por fim, pode-se afirmar que o MRE se mostrou como um uma boa ferramenta para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31994
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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