Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31952

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBRANDÃO NETO, José de Souza-
dc.contributor.authorBRASILEIRO, Flávio Tavares-
dc.date.accessioned2019-08-20T21:13:09Z-
dc.date.available2019-08-20T21:13:09Z-
dc.date.issued2018-05-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31952-
dc.descriptionBRASILEIRO, Flávio Tavares, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: TAVARES, Fláviopt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda o retorno do bonde moderno (VLT) à cidade contemporânea. Discutimos esse movimento a partir de um processo de valorização deste veículo como vitrine dos processos de transformação urbana nas cidades, que se iniciaram no continente europeu e se espalharam por várias cidades pelo mundo, e que terminou por alçar o VLT à condição de ícone dos processos de reinvenção urbana. À luz da experiência de reinserção destes veículos nos centros das cidades francesas, que se deu a partir de uma metodologia muito própria, bem como a experiência barcelonesa nos anos de 1990, com todo um contexto de requalificação dos espaços públicos e retomada do valor da urbanidade, usamos como tela de discussão nesta pesquisa a implantação do VLT Carioca, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Ao analisar o ressurgimento desse modal, estabelecemos relações entre a sua implantação e o papel que ele pode assumir nos processos de reinvenção urbana de áreas centrais. Desenvolvemos o argumento a partir do entendimento de que esses Grandes Projetos Urbanos possuem um padrão de urbanização neoliberal que busca atender a um novo perfil de cidade. Deste modo, trazemos uma correlação entre o conceito de marketing urbano no qual o VLT está inserido com a ideia de que há uma relação direta entre a implantação do modal e a dita revitalização. A pesquisa traz uma abordagem qualitativa, fazendo o exame dos projetos levados a cabo na Operação Urbana Consorciada Porto Maravilha (na qual se insere o “VLT Carioca”), e observando os efeitos de transformação urbana na área, de modo a encontrar relações objetivas que indiquem se a introdução do modal está associada à construção de uma nova imagem urbana.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVLTpt_BR
dc.subjectReinvenção urbanapt_BR
dc.subjectUrbanismo induzidopt_BR
dc.subjectMarketing urbanopt_BR
dc.subjectImagem urbanapt_BR
dc.titleO VLT e a reinvenção urbana: o papel dos trilhos na construção de uma nova imagem urbana cariocapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5591875666226659pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5426551850468629pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.description.abstractxThis research accesses the recurrence of light rail vehicles (LRV) in contemporary cities. This recurrence movement is discussed through a process of valuing this vehicle as a showcase of urban transformations in the cities, which have began in the European Continent and spread through several cities around the world, ending up with the elevation of the LRV to the status of a urban reivention processes icon. In the light of the reintegration experience of this vehicles in the centers of French cities, which was based on a very particular methodology, as well as the experience of Barcelona in the 90’s, with a whole context of public spaces requalification and resumption of urbanity value, we use as discussion canvas for this research the “VLT Carioca”, at Rio de Janeiro, Brazil. By examining the resurgence of this modal, we set relations between your implementation and the role it can assume in the processes of central areas urban reinvention. We developed the argument from the understanding that these Large Urban Projects have a neoliberal urbanization standard that pursues to fulfill a new city profile. Therefore, we get a correlation between the urban marketing, in which the LRV is placed, with the idea that there is a direct connection between this modal implementation and the aforementioned revitalization. The research holds a qualitative approach, examining the projects carried out by the “Operação Urbana Consorciada Porto Maravilha” (an joint urban operation in which the “VLT Carioca” is inserted), and remarking the effects of urban transformation in the area, in order to come up with objective relations that indicate if the introduction of the modal is associated with the construction of a new urban image.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Flávio Tavares Brasileiro.pdf3,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons