Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31895
Comparte esta pagina
Título : | Marcas de interatividade em livros didáticos de Língua Portuguesa |
Autor : | BARBOSA, Mirella Silva |
Palabras clave : | Marcas de interatividade; Livro didático; Ensino de língua portuguesa |
Fecha de publicación : | 5-jul-2018 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Esta pesquisa tem como objetivo identificar quais marcas de interatividade estão presentes nos Livros Didáticos de Português. A proposta deste estudo parte do pressuposto de que o texto escrito apresenta certas pistas de interatividade estabelecendo uma relação mais direta do escrevente com seu interlocutor, e que a construção de conhecimento se dá a partir da interação, como defende Vygotsky (2001). Nessa perspectiva, tomamos o postulado básico que defende a noção de texto como o próprio lugar de inter-ação entre os sujeitos, os quais ativam cognitivamente estratégias de processamento textual para a construção de sentido (KOCH, 2011). Diante disso, podemos dizer que o sentido de um texto não se encontra propriamente nele, mas se constrói durante a interação. É importante salientar que analisar traços de interatividade no texto escrito não é averiguar as marcas da oralidade na escrita, mas, sim, identificar como os indícios de interatividade são construídos através do escrevente com o uso de expressões e recursos linguísticos subentendendo a presença de um leitor. Essa pesquisa é respaldada nos estudos de Koch (1996; 2009; 2011; 2016), Marcuschi (2001; 2005; 2006; 2008; 2012); Gumperz (2013) e Vygotsky (1988; 2001; 2005). Nossa análise terá como corpus duas coleções de Livro Didático: Português: linguagens, de Willian Cereja e Thereza Cochar, publicado pela Editora Saraiva, e Singular & Plural, de Laura Figueiredo, Marisa Balthasar e Shirley Goulart, publicado pela editora Moderna. Ambas as coleções foram aprovadas recentemente pelo Ministério da Educação do Brasil no âmbito do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) (2017). A escolha do Livro Didático como corpus dessa pesquisa deve-se ao fato de sua importante dimensão textual, linguística e, sobretudo, por sua relevância nas práticas sociais, visto que o Livro didático é o grande orientador do currículo. A análise dos dados permitiu-nos concluir que as marcas de interatividade nos Livros Didáticos são motivadas pela suposição do conhecimento partilhado/não-partilhado partindo do autor e tendo em vista a imagem do leitor presumido. Desse modo, podemos ainda defender que essas marcas cumprem funções textuais-interacionais no Livro Didático, ativadas pelos interlocutores no evento comunicativo. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31895 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Mirella Silva Barbosa.pdf | 7,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons