Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31872

Compartilhe esta página

Título: Isolamento, caracterização e aplicação de metabólitos secundários de folhas de Anadenanthera colubrina var. cebil (Griseb) Altschul (Fabaceae: Mimosoideae)
Autor(es): BESSA, Cibele Maria Alves da Silva
Palavras-chave: Fitoquímicos; Metabólitos; Angico-de-caroço
Data do documento: 31-Jul-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Como uma alternativa pouco agressiva ao meio ambiente e aos seres vivos, a exploração da atividade de compostos secundários de plantas tem se tornado uma alternativa com potencial ecológico para o controle de fitopatógenos e pragas. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi investigar compostos bioativos existentes nas plantas da Caatinga com potencial contra microorganismos fitopatógenos e insetos-pragas de importância agrícola. Foi realizado um screening da atividade antifitopatógena de extratos aquosos de 12 espécies de plantas existentes no semiárido de Pernambuco. Para tal, foi empregada a técnica de microdiluição e as concentrações inibitória mínima (CIM) e bactericida mínima (CBM) foram determinada. Todas as bactérias foram sensíveis aos extratos aquosos, com os valores de CIM variando 3,12 a 25 mg/mL, porém a Anadenanthera colubrina var. cebil apresentou melhores valores para todos os isolados testado sendo potencialmente promissora para o emprego no combate a doenças vegetais. A patir deste screening inicial foram preparados extratos orgânicos de folhas de A. colubrina coletadas na estação seca e chuvosa em Soxhet seguindo a série eluotropica ciclo-hexano (CHX), clorofórmio (CF), acetato de etila (EA) e metanol (MET). Foram realizadas análises da composição fitoquímica dos extratos por cromatografia em camada delgada e também foram avaliados sua atividade antimicrobiana. A composição fitoquímica mostrou a presença de terpenos, flavonoides, triterpenos, taninos, cumarinas e açúcares redutores. Todos os extratos orgânicos foram ativos contra todas as bactérias e fungos avaliados sendo os extratos em CHX e EA os mais ativos com CIM variando entre 0,78 a 3,12mg/mL O composto majoritário presente no extrato de EA da estação chuvosa foi isolado e apresentou CBM 0,5 mg/mL para Xanthomonas campestris pv. Campestris (Xcc) e CIM 0,5 mg/mL para Acidovorax citrulli, com maior atividade. Além disso, Xcc tratada com o extrato de CHX da estação seca foi observada por microscopia eletrônica de varredura e de transmissão e houve perda de viabilidade celular e morte por formação de vacúolos intracelulares. A atividade inseticida foi testada com os extratos CHX e EA, cotra o Sitophilus zeamais e o Tetranychus urticae e os extratos se mostraram tóxicos para ambos os insetos. Diante disso, podemos concluir que a A. colubrina possui metabólitos secundários com fortes potenciais antimicrobianos e inseticidas.
Descrição: BESSA, Cibele Maria Alves da Silva , também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: SILVA-BESSA, Cibele Maria Alves da
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31872
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Cibele Maria Alves da Silva Bessa.pdf3,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons