Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31736

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBELLEMAIN, Franck Gilbert René-
dc.contributor.authorSILVA, Amanda Rodrigues da-
dc.date.accessioned2019-08-09T20:58:06Z-
dc.date.available2019-08-09T20:58:06Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31736-
dc.description.abstractO presente estudo se propôs a conceber um suporte ao professor para a elaboração de seus webdocumentos, tendo como foco o campo da geometria, especificamente o conhecimento das curvas cônicas. Para tal, elaboramos uma estrutura para a concepção, seguindo a Engenharia de Softwares Educativos de Tchounikine (2011). No qual, focamos na análise a priori e validação de uma plataforma já existente o LEMATEC Studium, que possui sua construção fundamentada nas teorias da Abordagem Documental de Gueudet e Trouche (2010) e da Orquestração Instrumental de Trouche (2004). A estrutura para a concepção, foi organizada por um conjunto de processos, sendo estes: pesquisa bibliográfica sobre o ensino de curvas cônicas, a validação que foi uma investigação do trabalho documental de uma docente, análise do mapa esquemático do sistema de recursos elaborado pela docente, elicitação dos requisitos de um suporte para a elaboração de webdocumentos para geometria e a elaboração da arquitetura de webdocumentos na perspectiva da webdocumentação e orquestração do professor. Na pesquisa bibliográfica, destacou-se o uso do software de geometria dinâmica, especialmente o GeoGebra. Na validação participou uma professora de uma universidade pública situada na cidade do Recife. Realizamos uma investigação, norteada pelos aspectos da Investigação Reflexiva de Gueudet e Trouche (2010). A Investigação foi composta por 10 fases, sendo estas: questionário, entrevista inicial, oficina, planejamento das aulas, descrição das aulas, descrição reflexiva, recolhimento dos recursos utilizados, entrevista final, atividades desenvolvidas pelos alunos e questionário para os alunos. Com a análise dos dados obtidos, seguindo os princípios da abordagem documental, constatou-se que os três principais recursos citados pela participante durante a entrevista inicial, não foram todos utilizados no planejamento, nem durante a aula. Na análise do mapa esquemático do sistema de recursos vimos a mudança de perspectiva ao qual a docente observava a disposição dos recursos em sua aula, no qual passou a entendê-los como um sistema de recursos integrados pertencentes à um recurso maior. Os requisitos elicitados, foram divididos em três categorias: técnico, didático e geometria, seguindo os objetivos pertencentes à construção do LEMATEC Studium e ao suporte foco desta pesquisa. Propomos duas arquiteturas de webdocumentos destinados ao ensino da geometria, especificamente as curvas cônicas, sendo estas uma destinada à exposição do conteúdo e outra à atividade, no qual consideramos os recursos utilizados pela docente na investigação. Entendemos e defendemos no presente estudo a importância da elaboração de ferramentas pedagógicas direcionadas ao ensino de conhecimentos matemáticos que dêm suporte ao trabalho do professor e sigam os fundamentos de teorias que conversem com os objetivos propostos pela ferramenta.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação - Programas de computadorpt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleConcepção de um suporte para a elaboração de webdocumentos destinados ao ensino da geometria: o caso das curvas cônicaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9085084091172956pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8667486345431443pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis study was proposed to conceive a support to the teacher for na elaboration of his webdocuments, focused on the field of geometry, specifically the knwoledge of the conic curves. For this, we elaborated a structure for the conception, wich followed the foundations of the Engineering of Educational Software of Tchounikine (2011). In wich we focused on a priori analysis and validation of na existing platform the LEMATEC Studium, that has its construction based on the theories of Documentary Approach of Gueudet and Trouche (2010) and Instrumental Orchestration of Trouche (2004). The structure for the conception was organized by a set of processes: bibliographic research on the teaching of conic curves, the validation tha was na investigation of documentar work of a teacher, analysis of the schematic map of resources system developed by the teacher, elicitation of the requirements of a support for elaboration of webdocuments for geometry and elaboration of the architecture of webdocuments in the perspective of webdocumentation and orchestration of the teachers. In the bibliographic research, was highlighted the use of dynamic geometry software, especially the GeoGebra. In validation participated a teacher from a public university located in the city of Recife. We conducted na investigation guided by aspects of Reflexive investigation developed by Gueudet and Trouche (2010). The investigation was composed of tem fases, these being: questionnaire, initial interview, workshop, lesson planning, lesson description, reflective description, collection of resources used by the teacher, final interview, activities developed by students and questionnaire for students. Analyzing the data obtained, following the principles of documentar approach, we found that the three main resources cited by the participant during the initial interview were not all used in planning or during the lesson. In the analysis of the schematic map of the re-source system we saw the change of perspective to wich the teacher observed the disposition of the resources in her class, in wich it came to understand them as a system of integrated resources belonging to a greater resource. The requirements elicited were divided into three categories: technical, didactic and geometry, followed the objectives pertaining to the construction of LEMATEC Studium and the support of this research. We proposed two architectures of webdocuments for the teaching of geometry, specifically the conic curves, these being one destined to the exposition of the content and another to the activity, in wich we consider the resources used by the professora in the investigation. We understand and defend in the presente study the importance of the elaboration of pedagogical tools directed to the teachinf of mathematical knowledge that support the work of the teacher and follow the foundations of theories that are connected with the objectives proposed by the tool.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Amanda Rodrigues da Silva.pdf4,57 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons