Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3170
Título: Glocal, global e local na publicidade o exemplo do caso HSBC
Autor(es): de Fátima Pereira Lemos, Verônica
Palavras-chave: Publicidade; Global; Local; Glocal; Sociedade; Identidade
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Fátima Pereira Lemos, Verônica; Edgard Rebouças, José. Glocal, global e local na publicidade o exemplo do caso HSBC. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Esta pesquisa é uma contribuição teórica às Ciências das Comunicações por meio de análise da produção publicitária contemporânea. Buscamos meios para elucidar um problema de pesquisa que se baseia na utilização de referências culturais locais de uma sociedade para transmitir ao público idéias de um mundo globalizado. Focando os meios de comunicação como parte das forças que compõem os segmentos de propagação e fortalecimento do poder hegemônico -assim como o Estado e as corporações financeiras e industriais- nota-se que esses meios passaram a interferir definitivamente nas vivências de espaço e tempo na vida das pessoas, interferindo nas dimensões humanas, de forma mediatizada, em âmbito mundial. Desta maneira, está no centro da investigação o comportamento dos meios de comunicação como canal para troca de informações locais e globais. São representativos do aspecto local, nesta pesquisa, a linguagem da publicidade e o ambiente em que ela se apresenta, que é a própria sociedade brasileira. Já o aspecto global é desenhado por grandes anunciantes de projeção mundial, e ainda pelos recursos técnicos empregados na construção das mensagens de comunicação dessas organizações. Argumentamos que, pela utilização de particularidades culturais para ilustração dos comerciais, a prática da publicidade transita entre uma linguagem que se pretende universal e, ao mesmo tempo, lança mão de recursos somente acessíveis a um público específico, local. Configura-se um movimento de busca por práticas universais que falem a um público cada vez mais diverso. Esse movimento caminha paralelo a um modelo de mensagem focado em referências específicas de uma localidade. Nessa via, por um lado a sociedade consome a publicidade e, por outro, produz elementos que alimentam a criação publicitária. Nessa publicidade se encontram formas singulares de comunicação de cultura, que socializa os indivíduos de uma localidade e categoriza-os fornecendo-lhes substância de identidade. Nesta pesquisa é apresentada uma discussão de como são construídas essas mensagens e qual é o contexto histórico e econômico em que essa comunicação se faz presente
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3170
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1921_1.pdf2,05 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.