Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3163
Título: O verde na cidade : análise da cobertura vegetal nos bairros do centro expandido da cidade do Recife PE
Autor(es): Regina Marinho Dantas Barboza Da Rocha Serafim, Ana
Palavras-chave: Cobertura vegetal; Centro expandido da cidade do Recife; Gestão e planejamento ambiental
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Regina Marinho Dantas Barboza Da Rocha Serafim, Ana; Tôrres Aguiar Gomes, Edvânia. O verde na cidade : análise da cobertura vegetal nos bairros do centro expandido da cidade do Recife PE. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Para que consiga atingir um processo de urbanização menos prejudicial para o meio ambiente é necessário haver um planejamento e gestão ambiental nas cidades que atinja toda a parcela da população existente, que esteja preocupado com a conservação das características naturais e com a melhoria da qualidade ambiental. A presença da cobertura vegetal é um dos fatores primordiais a ser contemplado no planejamento de cidades, pois colabora para a melhoria da qualidade ambiental através do aumento da qualidade de vida, da diminuição das ilhas de calor, do embelezamento, do sombreamento, assim como a redução de ruídos. Essa se encontra sujeita a diferentes níveis de vulnerabilidade, especialmente pelas diferentes intervenções verificadas ao longo da história e pelos novos projetos que estão sendo implantados. Com isso, essa dissertação teve por objetivo analisar as condições ambientais com ênfase na cobertura vegetal do espaço urbano dos bairros do Recife, Santo Antônio, São José e Santo Amaro, localizados no centro expandido da cidade do Recife, no Estado de Pernambuco. Procurou enfocar os aspectos naturais e socioculturais do meio urbano com ênfase nas transformações. O corte espacial do estudo pautou-se pela sua importância histórica, cultural e pela intensidade e velocidade das transformações incidentes nesse espaço, principalmente pelos recentes projetos de revitalização dos bairros que podem contribuir para o desaparecimento de áreas naturais existentes. Através da análise da legislação, das condições ambientais, da percepção da população e da espacialização da cobertura vegetal através do sensoriamento remoto foi proposta uma forma para a gestão desses espaços, onde a manutenção e a criação de novos espaços de lazer e convívio social contribuem para o embelezamento, a diminuição da violência, a aproximação entre as pessoas, relaxamento e sombreamento, provocando uma maior sensação de conforto térmico e um maior comprometimento ambiental
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3163
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento e Meio Ambiente

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2132_1.pdf5,39 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.