Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3155
Título: Gestão de áreas verdes em ambientes urbanos : (uma contribuição á análise e resolução de conflitos sócioambientais)
Autor(es): ANDRADE, Aline Clemente de
Palavras-chave: Áreas Verdes; Ambientes Urbanos; Manguezal; Gestão Pública; Conflitos Sócio-Ambientais
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Clemente de Andrade, Aline; Alves Da Motta Sobrinho, Maurício. Gestão de áreas verdes em ambientes urbanos : (uma contribuição á análise e resolução de conflitos sócioambientais). 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: O presente estudo discute os problemas relacionados a gestão de áreas verdes em ambientes urbanos, tendo como enfoque a ocorrência de conflitos ambientais correlatos. Para isso consideram-se as características da cidade contemporânea diante do processo de reestruturação do capital e as implicações desta reestruturação na dinâmica de produção do espaço urbano. Assim, ressalta-se a necessidade de internalização da componente ambiental em todos os setores do Estado, com vistas à negociação de conflitos entre as distintas esferas do Poder Público. Dessa forma, as políticas sociais, econômicas, de saúde, entre outras, também seriam políticas ambientais. Tendo em vista a diversidade de atores sociais envolvidos em problemas de uso e ocupação do solo envolvendo a gestão de áreas verdes protegidas em cidades, aponta-se para a importância da utilização de metodologias que auxiliem o processo de negociação de conflitos, como forma de se alcançar uma solução consensual que contemple as diferentes demandas relacionadas. Para tanto, partiu-se do exemplo do Manguezal do Pina (Recife/PE), em que foi possível realizar a análise, estruturação e simulação da resolução de conflitos que ali eclodiram. Então, foi possível a aplicação da metodologia Abordagem da Escolha Estratégica , com o objetivo principal de avaliar a sua efetividade como ferramenta de apoio ao processo de tomada de decisão em situações de conflito, de maneira a estimular formas estruturadas de gestão participativa para a resolução de problemas ambientais
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3155
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento e Meio Ambiente

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2131_1.pdf1,73 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.