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Título : Estrutura urbana de cidades médias amazônicas: análise considerando a articulação das escalas interurbana e intraurbana
Autor : Lúcia Zagury Tourinho, Helena
Palabras clave : Estrutura Intraurbana; Estrutura Interurbana; Rede Urbana; Cidades Médias; Amazônia
Fecha de publicación : 31-ene-2011
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Lúcia Zagury Tourinho, Helena; Lacerda Gonçalves, Norma. Estrutura urbana de cidades médias amazônicas: análise considerando a articulação das escalas interurbana e intraurbana. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumen : Trata da articulação entre estrutura intraurbana e estrutura interurbana mediante a análise da influência dos meios de acessibilidade interurbana (rodovias, ferrovias hidrovias, aeroportos) no crescimento e na configuração da estrutura intraurbana de cidades médias amazônicas, estas definidas com base em critérios funcionais e demográficos. Parte da discussão das noções de sistema e de estrutura para distingui-las e definir sistema e estrutura espaciais (gerais e urbanos). O sistema espacial urbano é visto como um sistema aberto e complexo, e a estrutura urbana como a parte do sistema espacial urbano composta pelos elementos essenciais do todo e suas relações. Após rever criticamente as teorias e modelos de estrutura urbana (interurbana e intraurbana), e evidenciar a escassez de estudos que liguem as estruturas espaciais inter e intraurbanas, baseada na obra de Milton Santos, estabelece uma matriz conceitual onde os meios de acessibilidade interurbana aparecem como objetos técnicos que mediam as estruturas espaciais das duas escalas geográficas enfocadas. Para verificar como isso ocorre em 21 cidades médias amazônicas, primeiro analisa - com base em pesquisa bibliográfica e em informações das regiões de influência das cidades produzidas pelos estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - as origens e os papéis desempenhados pelas cidades médias selecionadas e pelos meios regionais de acessibilidade interurbana na configuração das redes urbanas (regional e comandadas pelas referidas cidades médias). Depois, relaciona a presença dos elementos de articulação interurbana (hidrovias, rodovias, ferrovias, portos, atracadouros, aeroportos e terminais rodoviários) com: (a) o crescimento do tecido urbano, nas três últimas décadas, este obtido através do tratamento de imagens do satélite Landsat 5-TM; (b) as estruturas intraurbanas verificadas em 1991 e 2000, estas definidas pelas localizações do sistema viário básico e das nucleações principais de comércios e serviços (identificados a partir de imagens disponibilizadas no Google Earth e em documentos técnicos), bem como pelas distribuições espaciais intraurbanas das densidades demográficas e dos estratos de renda dos chefes de domicílio, conseguidas mediante o uso de dados desagregados em nível de setor censitário dos Censos Demográficos, ajustados em células quadradas de 100 metros de lado, para fins de comparação e exclusão de vazios urbanos. Conclui identificando padrões de estrutura intraurbana relacionados aos meios de acessibilidade interurbana e apontando desdobramentos para pesquisas futuras
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3154
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Desenvolvimento Urbano

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