Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31539

Compartilhe esta página

Título: Amor pela marca: uma netnografia da página marcária de O Boticário no Facebook sob a perspectiva do design emocional.
Autor(es): BATISTA, Annyairam Rodrigues
Palavras-chave: Bens de consumo; Marca registrada; Cuidados com a beleza; Faceboook (Rede social on-line); Emoções e cognição
Data do documento: 4-Jul-2016
Citação: BATISTA, Annyairam Rodrigues. Amor pela marca: uma netnografia da página marcária de O Boticário no Facebook sob a perspectiva do design emocional. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: Esta pesquisa busca compreender os fatores que definem o amor pela marca inserida na sociedade de consumo e que possibilita estilos de vida a partir de sua narrativa. Porém, aqui se consideram os níveis emocionais do design como determinantes nesse envolvimento, trazendo sob essa perspectiva a compreensão da relação existente entre as pessoas e as marcas pelas quais são apaixonadas. Para atender o objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os principais temas que envolvem esse estudo e em seguida uma pesquisa de campo qualitativa, que traz uma análise netnográfica do comportamento dos consumidores de O Boticário, em sua página marcaria no Facebook. Para a netnografia, foi considerada a metodologia adaptada da etnografia de comunicação para ambientes virtuais, apresentada por Freitas e Leão (2012). A análise foi categorizada a partir dos níveis de design emocional propostos por Norman (2008) e as subcategorias foram formuladas a partir dos assuntos detectados na interação virtual na rede social. A conclusão elucida os fatores essenciais para o envolvimento afetivo despertado nos consumidores a partir da relação estratégica entre marketing e design e dos resultados encontrados na coleta de dados e posteriormente analisados e discutidos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31539
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BATISTA, Annyairam Rodrigues.pdf3,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons