Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3151
Title: Auxílios à navegação de pedestres cegos através de mapa tátil
Authors: ALMEIDA, Maria de Fátima Xavier do Monte
Keywords: Ergonomia; Design; Arquitetura; Ambiente construído; Wayfinding; Mapa tátil
Issue Date: 31-Jan-2008
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: de Fátima Xavier do Monte Almeida, Maria; Bezerra Martins, Laura. Auxílios à navegação de pedestres cegos através de mapa tátil. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Abstract: Esta pesquisa relaciona autonomia e independência de pessoas cegas com o bem estar do indivíduo no meio em que vive. Nesta perspectiva, este estudo foca o indivíduo cego na conquista de sua orientação e aborda a relação usuário - mapa tátil - ambiente construído a partir dos princípios da ergonomia, focada em termos comportamentais de wayfinding , processo de encontrar o caminho (tradução nossa). Trata do reconhecimento das informações ambientais percebidas e verbalizadas durante este processo ao planejar, executar e descrever uma rota não familiar com o objetivo de investigar os elementos referenciais de auxílio à navegação aplicados a projetos de ambientes construídos fechados. Para tal, foram adaptados dois experimentos distintos combinados: o experimento de Passini e Proulx (1988) que trata de questões de wayfinding com pessoas cegas e o experimento de May et al.(2003) que trata de auxílios à navegação de pedestres com visão e sua implicação para o design . O experimento foi realizado no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE. Os resultados mostraram a problemática do ambiente construído quando este não atende as necessidades de diferentes grupos de usuários
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3151
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo2185_1.pdf9.68 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.