Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31457
Share on
| Title: | A psicodinâmica das cores na animação. |
| Authors: | CÂNDIDO, Hudson Raniel Leonardo Figueiredo |
| Keywords: | Cor - Aspectos psicológicos; Animação (Cinematografia) |
| Issue Date: | 17-Sep-2013 |
| Citation: | CÂNDIDO, Hudson Raniel Leonardo Figueiredo. A psicodinâmica das cores na animação. Caruaru: O Autor, 2013. |
| Abstract: | O presente trabalho desenvolve uma investigação sobre o uso da cor em seu espectro psicodinâmico na comunicação, definindo um meio de aplicá-lo dentro de técnicas de narrativa visual numa animação bidimensional. Foram estudados os meios de estruturação da pesquisa científica, com passos definidos para viabilizar o trabalho. Com isso foi possível começar a pesquisa, observando a história da animação e do uso das cores, seus métodos e suas aplicações, deixando pronta uma base para a solução dos problemas de pesquisa definidos. O projeto se apoiou em métodos de estruturação de gráficos narrativos a fim de transmitir uma mensagem imagética com pesquisas sobre o impacto das cores sobre o homem, desde sua fisiologia até o seu entendimento no mundo, reduzindo o caráter artístico da definição de cores para composição da paleta das cores no processo de desenvolvimento do projeto de animação. Os resultados destas investigações culminaram em anotações para o desenvolvimento de um método de escolha de paleta de cores, que dentro método de criação de design de Bruno Munari, baseadas em resultados de pesquisas anteriores da relação humana com as cores de Modesto Farina, respondem a uma função dramática dentro da narrativa como sugerido pelos gráficos de Bruce Block. |
| URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31457 |
| Appears in Collections: | (CAA-ND): TCC - Design |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| CÂNDIDO, Hudson Raniel Leonardo Figueredo.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License

