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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31343

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Título: Conhecimentos de visualização espacial: tarefas de representações visuais com uso de recursos físicos e virtuais
Autor(es): MÁXIMO, Luciana da Silva
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino - Ensino médio; Geometria - softwares; Poliedros; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 30-Mai-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O presente estudo tem como principal objetivo analisar como os estudantes do Ensino Normal Médio lidam com tarefas visuais de “leitura” e “escrita” de diferentes representações de poliedros: representações em malha isométrica, modelos tridimensionais e representações dinâmicas de poliedros em softwares de geometria. Como aporte teórico, utilizamos os conceitos, a caracterização, os procedimentos/ operações visuais/ técnicas visuais de tarefas (GODINO el al , 2011); os tipos de atividades com representações planas de poliedros e as habilidades envolvidas nessas atividades (GUTIÉRREZ, 1998); os elementos e a caracterização do pensamento geométrico 3D, os processos cognitivos fundamentais implícitos nos tipos de raciocínio geométrico 3D e as atividades envolvidas no pensamento e raciocínio geométrico 3D (PITTALIS E CHRISTOU, 2010) para a elaboração das tarefas de representações visuais. Elencamos aspectos cognitivos, didáticos, e de currículo sobre visualização geométrica espacial. Destacamos ainda aspectos sobre Geometria Dinâmica e as potencialidades de softwares de Geometria Dinâmica em relação à visualização. Os procedimentos metodológicos consistem na elaboração e análise a priori de tarefas visuais, de “leitura” e “escrita”, as quais foram vivenciadas por 5 duplas de estudantes do Ensino Normal Médio em forma de oficina. A análise do material empírico mostrou de modo geral um bom desempenho dos sujeitos nas tarefas de “leitura” visual. Nessas tarefas os sujeitos foram capazes de estabelecer correspondências pertinentes entre sólidos representados nos três ambientes mobilizados (representações em malha isométrica, caixa de Becker – por meio da qual modelos tridimensionais dos sólidos eram manipulados pelo tato, e no software s3D SecBuilder). No que diz respeito às tarefas de “escrita” foram observadas dificuldades na mobilização de habilidades visuais necessárias para sua execução. Ao produzir representações na malha isométrica, propriedades importantes dos sólidos não foram respeitadas (igualdade de comprimentos, forma das faces, quantidade de faces, arestas e vértices) e nas tarefas de produção de representação tridimensional de sólidos, com materiais manipulativos, a partir de suas representações no software s3D SecBuilder, várias realizaram representações bidimensionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31343
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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