Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3133
Título: Análise do processo de criação de marcas através do Esquema de Desenvolvimento Imagético - EDI
Autor(es): SILVA, Josinaldo Barbosa da
Palavras-chave: Processo de design; Processo criativo de design; Linkografia
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Barbosa da Silva, Josinaldo; Romero Botelho Barreto Campello, Silvio. Análise do processo de criação de marcas através do Esquema de Desenvolvimento Imagético - EDI. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: O presente estudo refere-se ao processo de construção de marcas por estudantes de design. Investiga o processo de criação, as relações existentes no desenvolvimento das imagens e o processo de decisão dos estudantes na construção da marca. Para o estudo foi desenvolvido o Esquema de Desenvolvimento Imagético, ou EDI, que é um mapeamento do processo de criação gráfica, onde é representada de maneira esquemática o desenvolvimento imagético do projeto desenvolvido. Foi adaptado principalmente a partir da técnica do Linkografia e dos estudos de processo de design, tendo como base de dados os esboços  das alternativas geradas e é apoiado por gravações de áudio durante o desenvolvimento do projeto, das equipes de estudantes de design. Foram realizados dois experimentos pilotos para o desenvolvimento das técnicas de registros e do EDI, que foram aplicados em dois experimentos finais. A fase experimental constou de verificar o processo de construção de marcas por grupos de alunos de design a partir de um briefing pré-definido onde também é testada a influência do nome da empresa na criação da marca. O referente estudo demonstra que o processo de criação de marcas, não ocorre de forma linear e com fases definidas. O que ocorre é que os estudantes de design não passam por estas fases em uma ordem seqüencial, mas analisam, sintetizam e avaliam, em um ciclo rápido, quase simultâneo. No entanto, na justificativa da marca o processo de sua construção é apresentado de forma linear onde os estudantes de design começam com uma análise dos aspectos importantes do problema e em seguida sintetizam soluções com base nessa análise e finalmente avaliam as soluções, demonstrando domínio e objetividade em todos os aspectos do processo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3133
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2183_1.pdf4,36 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.