Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3121
Título: Gestão de Design em indústrias de produtos de uso: umestudo de caso na Companhia Industrial de Vidros - CIV
Autor(es): Gomes Cabral, Glenda
Palavras-chave: Desenho (projeto); Design; Gestão de design; Produtos Industriais
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Gomes Cabral, Glenda; Pereira Cavalcanti, Virginia. Gestão de Design em indústrias de produtos de uso: umestudo de caso na Companhia Industrial de Vidros - CIV. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Em um ambiente de crescente competitividade, empresas tentam sobreviver em meio às estratégias de convencimento de clientes e consumidores em potencial de que seus produtos são melhores que os da concorrência. Nesse cenário, os reforços nas táticas de marketing, publicidade e em todo o tipo de propaganda que possa ressaltar as qualidades e o diferencial de cada produto frente aos seus concorrentes são, na realidade, o ponto final de um trabalho que se inicia bem antes. Da identificação da oportunidade, passando pelo estudo sobre a viabilidade técnica de produção e rentabilidade para empresa, desenvolvimento projetual e, finalmente, seu lançamento no mercado, o design, em muitos dos casos, participa do processo de forma pontual, mais especificamente na fase de desenvolvimento projetual. Diante desse cenário é possível afirmar que atributos e ferramentas de design ainda são desconhecidos deixando estratégias competitivas e sustentáveis vulneráveis na grande maioria das indústrias de produtos de uso. Assim é oportuna a discussão em torno da gestão de design como forma de auxiliar o uso do design de maneira mais ampla pelas empresas, otimizando os resultados de produção e comercialização de produtos e serviços dessas empresas. Contudo, se já não é fácil inserir o design dentro de organizações industriais, que dirá da gestão de design? Nesse sentido, esta dissertação tem por objetivo, analisar a gestão de design no ambiente de indústrias de produtos de uso, a partir do confronto de um modelo de gestão de design com a Companhia Industrial de Vidros de Pernambuco - CIV. Para tanto, a perspectiva de abordagem do objeto de estudo é a dialética, tendo como metodologia de pesquisa o estudo de caso, assim como proposto por Yin (2005). As etapas metodológicas foram divididas em 6 (seis) fases: revisão da literatura; seleção do modelo a ser utilizado como objeto de estudo; análise do modelo selecionado como objeto de estudo; pesquisa de campo; cruzamento dos dados; e conclusão. O resultado do estudo de caso aponta para alguns aspectos que facilitaram a inserção do design no ambiente da CIV, sinalizando que o impacto da gestão de design reflete em seus resultados tangíveis e intangíveis. Com relação à pesquisa, podemos concluir que a implementação da gestão de design em ambientes de indústrias de produtos de uso ainda está em crescimento quando confrontada com o modelo de gestão de design analisado
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3121
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2181_1.pdf4,98 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.