Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3108
Título: Sim ou não? Os discursos do Referendo 2005
Autor(es): Xavier Tavares, Mônica
Palavras-chave: Análise do Discurso Político; Referendo 2005; Discurso sim; Discurso não; Polêmica
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Xavier Tavares, Mônica; Maria de Azevedo Mello Gomes, Isaltina. Sim ou não? Os discursos do Referendo 2005. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Este trabalho busca compreender o movimento dos sentidos nas eleições sobre o comércio de armas de fogo e munição que aconteceram em 2005. Para tanto é utilizada, como suporte teórico, a Análise do Discurso Francesa que se mostra como uma disciplina capaz de abranger as questões ideológicas, lingüísticas e as condições de produção do texto. A análise dos discursos políticos do Referendo 2005 se encontra exatamente nesse entrecruzamento. O corpus escolhido são as três maiores revistas semanais de informação do Brasil: Veja, Istoé e Época. Cada uma com uma posição política bem definida na disputa determinou a construção dos sentidos dos discursos sim e não e também daquilo que deixou de ser dito, mas que continuou significando. O principal objetivo deste trabalho é entender os muitos efeitos de sentido que surgem nos discursos de/sobre o Referendo 2005 levando em consideração a memória discursiva, o interdiscurso e as diferentes formações discursivas. Pela análise é possível observar que há um intenso diálogo entre as três revistas e a linha que separa os dois discursos antagônicos é muito tênue. Inicialmente colocados em posições opostas e inconciliáveis, é possível perceber que o sim e o não têm muitos pontos de contato. Esses discursos rivalizaram entre si e desencadearam uma forte polêmica na sociedade. O que se percebeu afinal foi uma grande guerra discursiva em que os sentidos correram de um lado a outro em um processo ininterrupto de (re)construção e (re)significação
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3108
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1902_1.pdf1,2 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.