Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3092
Título: Narrativas interativas no audiovisual: a lógica do banco de dados no documentário
Autor(es): GOMES, Leonardo Castro
Palavras-chave: Hipernarrativa;Audiovisual;Documentário;Linguagens;Interatividade
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Castro Gomes, Leonardo; Carla Fechine de Brito, Yvana. Narrativas interativas no audiovisual: a lógica do banco de dados no documentário. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: As narrativas interativas se constituem como um dos principais vetores de desenvolvimento do audiovisual. O processo de convergência de mídias, ocasionado pela digitalização de som e imagem, transformou os modos de produção e consumo do audiovisual, delineando o surgimento de formas narrativas baseadas na interatividade, entendida como a possibilidade do sujeito de participar do encadeamento semântico do texto. Desse modo, a dissertação propõe uma reflexão sobre a maneira como a inserção da interatividade no consumo do audiovisual pode influenciar as estratégias de discursivização nesses meios. O estudo elege como objeto específico o formato database film, a partir do software de autoração Korsakow System, e conduz a uma análise sobre a adequação desse formato para o desenvolvimento de projetos documentais. O trabalho aborda ainda os estudos sobre o documentário, buscando uma abordagem que dê conta de suas diversas manifestações, tais como o cinema documentário, o filme-dispositivo e a ideia de documentário expandido. Dessa maneira, este trabalho ambiciona fornecer elementos para o desenvolvimento de uma poética apoiada na lógica do banco de dados, assim como pelas potencialidades técnico-expressivas dos meios digitais ao incorporarem a atuação direta do sujeito
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3092
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1886_1.pdf5,34 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.