Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30898

Compartilhe esta página

Título: Avaliação periodontal de crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1 e polimorfismos em lócus gênicos da IL1β (+3954), IL6 (-174), IL10 (-1082) e TNFα (-308)
Autor(es): FALCÃO, Ana Carolina de Souza Leitão Arruda
Palavras-chave: Diabetes mellitus tipo 1; Gengivite; Periodontite; Polimorfismo genético; Interleucinas
Data do documento: 9-Fev-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Avalia a condição periodontal de crianças e adolescentes com Diabetes mellitus tipo 1(DM1) e de pacientes saudáveis e pesquisar polimorfismos em lócus gênicos das interleucinas IL1ß (+3954), IL6(-174), IL10(-1082) e TNFα (-308). Foi realizado um estudo caso-controle, com uma amostra de conveniência com 60 casos e 100 controles, com indivíduos entre 6 e 13 anos de idade. Todos os pacientes foram submetidos ao exame clínico periodontal, onde foram avaliados o Nível de Inserção Clínica (NIC), a Profundidade de Sondagem (PS), o Sangramento à Sondagem (SS) e o Índice de Placa Visível (IPV). Para a análise genética, foram coletadas amostras de saliva e após extração do DNA genômico, foram realizadas Reações em Cadeia da Polimerase, com primers específicos para cada lócus de interesse e realizadas as genotipagens em géis de agarose. O controle glicêmico foi avaliado, a partir da coleta dos valores atualizados da hemoglobina glicada (HbA1c) dos pacientes com DM1. Nas análises estatísticas, foram empregados o teste Qui-quadrado de Pearson e o de razão de Verossimilhança e o teste de Mann Whitney. A distribuição genotípica entre os grupos, para os lócus gênicos da IL1, IL6 e IL10 não apresentaram significância estatística. Para o lócus do TNFα, o genótipo GG foi mais presente entre os pacientes sem DM1. Não foi diagnosticada a doença periodontal (DP) e assim, não foi possível associar os genótipos a essa doença. Os pacientes do grupo controle apresentaram maior média de IPV (72,52 %) e PS (30,90% dos sítios), (p<0,05). Os pacientes com DM1 apresentaram maior número de sítios com Sangramento à Sondagem (9,56%), com associação positiva entre SS e controle glicêmico inadequado (p<0,05). Neste estudo, com base nos critérios objetivos, crianças e adolescentes não foram diagnosticadas com DP, embora tenham apresentado alto Índice de Placa Visível e baixo controle glicêmico. Na análise molecular, os genótipos não puderam ser associados à doença periodontal, mas o alelo G e o genótipo GG para o TNFα (-308) representaram fator de proteção ao desenvolvimento do DM1. Futuras pesquisas são necessárias para melhor esclarecer a etiopatogenia da DP nesses grupos.
Descrição: FALCÃO, Ana Carolina de Souza Leitão Arruda, também é conhecida em citações bibliográficas por: LEITÃO, Ana Carolina de Souza.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30898
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Ana Carolina de Souza Leitão Arruda Falcão.pdf2,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons