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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30886

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Title: Reflexões sobre a resiliência e possíveis dificuldades relacionadas ao ensino-aprendizagem na disciplina de matemática
Authors: TAVARES, Thamyres Lemos
Keywords: Resiliência (Traço da personalidade); Comportamento humano; Professor e alunos (Pernambuco); Matemática (ensino fundamental); Aprendizagem
Issue Date: 28-Feb-2018
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este trabalho traz algumas considerações sobre a existência, ou não, de uma relação entre a resiliência e o comportamento apresentado por alunos e seu professor de referência, diante de possíveis dificuldades no processo de ensino aprendizagem, especificamente na disciplina de Matemática. Nosso intuito era esclarecer a existência ou não dessa relação com alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental II, de uma Instituição da Rede Pública, situada na zona rural de um Município do Agreste Pernambucano. Contamos com os seguintes objetivos para a realização desta pesquisa: Checar o grau de resiliência apresentado pelos alunos e pelo professor; perceber se o grau de resiliência apresentado por eles era consonante com a postura assumida em sala de aula, diante das dificuldades de aprendizagem na disciplina e verificar de que forma lidavam com as dificuldades de aprendizagem da Matemática. Durante a realização da pesquisa, aplicamos inicialmente um questionário, tanto com os alunos, quanto com o professor, contendo questões relacionadas à disciplina. As temáticas investigadas foram, as dificuldades em lidar com a Matemática, a desmotivação, a falta de relação da disciplina com o cotidiano, a maneira como percebiam os conteúdos lhes eram ensinados e possíveis experiências que tiveram. Outro aspecto analisado foi voltado ao professor desses alunos. Desejávamos saber sobre como este encarava uma possível dificuldade de aprendizagem da disciplina. Mediante os dados coletados nessa etapa, selecionamos aqueles que demonstrassem ter mais e menos afinidade com a mesma. A etapa seguinte contou com a aplicação de um segundo questionário, que teve a intenção de obter o grau de resiliência dos participantes selecionados e de seu professor onde selecionamos dois alunos com o grau de resiliência “baixo”, um com “média alta” e um com “alta”, o professor detinha do grau de resiliência considerado “alto”. Na terceira e última etapa, buscamos criar uma situação de “crise”, através da aplicação de um “teste surpresa”. Na ocasião, observamos o comportamento dos participantes e, posteriormente, os questionamos sobre como se sentiram diante da situação inusitada. A partir das três etapas, pretendíamos saber se o grau de resiliência era consonante com a postura apresentada diante das dificuldades do ensino-aprendizagem da disciplina de Matemática. Ao término da presente pesquisa, podemos mencionar que as dificuldades nos assuntos da disciplina se faziam presente, com a presença do receio e do medo de não serem capazes. O diferencial entre um indivíduo e outro estava na forma de lidar e encarar a dificuldade, forma esta que se manifestava consonante ao grau de resiliência apresentado, inclusive a do professor, seu grau de resiliência era coerente com sua forma de lidar com as dificuldades dos alunos, e de superá-las junto à eles. Neste sentido, podemos concluir que houve uma relação entre o grau de resiliência e a postura apresentada diante das dificuldades no processo de aprendizagem na disciplina de Matemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30886
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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