Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30723

Comparte esta pagina

Título : Influências do cliente sobre o comportamento inovador do engenheiro de software: um estudo de múltiplos casos na indústria
Autor : CARDOSO JUNIOR, Marcos José de Menezes
Palabras clave : Engenharia de software; Comportamento inovador; Cliente
Fecha de publicación : 5-sep-2017
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Em ambientes de negócios altamente competitivos é fundamental que a indústria de software inove continuamente e as ações dos indivíduos são de importância fundamental para essa melhoria. Com isso, cada vez mais as organizações estão investindo e se preocupando com o comportamento inovador dos seus funcionários. Por outro lado, o cliente também possui um papel fundamental na construção desse ambiente inovador, cuja participação pode reduzir incertezas e melhorar a adequação do produto ou serviço no mercado. Por conseguinte, a relação do cliente com o comportamento inovador do indivíduo pode definir os rumos do sucesso da organização em seus projetos. O objetivo principal desse estudo é estabelecer uma relação de arquétipos de clientes com as atitudes voltadas para o comportamento inovador do indivíduo na indústria de software. Como resultado final, foi construído o IBMSW-c, um refinamento do modelo para o comportamento inovador do engenheiro de software (IBMSW). Baseado em uma abordagem indutiva, foram realizados três estudos de caso. Após esses passos, uma síntese cruzada de dados foi realizada e os resultados levantados. Por fim, o resultado final foi verificado através do member checking com engenheiros de software e gerentes de projeto. O IBMSW-c é um refinamento do modelo IBMSW, identificando o impacto causado pelos diferentes arquétipos de clientes no comportamento inovador dos engenheiros de software. Também foram levantadas boas práticas para que a relação cliente e equipe seja benéfica ao aparecimento de novas ideias. Por fim, novos antecedentes ao comportamento inovador do indivíduo também foram levantados e compuseram o IBMSW-c. O resultado final deste estudo proporcionará às empresas de software um guia para o melhor relacionamento entre equipe de desenvolvimento e clientes, oferecendo parâmetros para diagnosticar a relação entre as partes durante o desenvolvimento de um projeto.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30723
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Marcos José de Menezes Cardoso Junior.pdf3,47 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons