Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30723

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Fabio Queda Bueno da-
dc.contributor.authorCARDOSO JUNIOR, Marcos José de Menezes-
dc.date.accessioned2019-05-14T22:47:04Z-
dc.date.available2019-05-14T22:47:04Z-
dc.date.issued2017-09-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30723-
dc.description.abstractEm ambientes de negócios altamente competitivos é fundamental que a indústria de software inove continuamente e as ações dos indivíduos são de importância fundamental para essa melhoria. Com isso, cada vez mais as organizações estão investindo e se preocupando com o comportamento inovador dos seus funcionários. Por outro lado, o cliente também possui um papel fundamental na construção desse ambiente inovador, cuja participação pode reduzir incertezas e melhorar a adequação do produto ou serviço no mercado. Por conseguinte, a relação do cliente com o comportamento inovador do indivíduo pode definir os rumos do sucesso da organização em seus projetos. O objetivo principal desse estudo é estabelecer uma relação de arquétipos de clientes com as atitudes voltadas para o comportamento inovador do indivíduo na indústria de software. Como resultado final, foi construído o IBMSW-c, um refinamento do modelo para o comportamento inovador do engenheiro de software (IBMSW). Baseado em uma abordagem indutiva, foram realizados três estudos de caso. Após esses passos, uma síntese cruzada de dados foi realizada e os resultados levantados. Por fim, o resultado final foi verificado através do member checking com engenheiros de software e gerentes de projeto. O IBMSW-c é um refinamento do modelo IBMSW, identificando o impacto causado pelos diferentes arquétipos de clientes no comportamento inovador dos engenheiros de software. Também foram levantadas boas práticas para que a relação cliente e equipe seja benéfica ao aparecimento de novas ideias. Por fim, novos antecedentes ao comportamento inovador do indivíduo também foram levantados e compuseram o IBMSW-c. O resultado final deste estudo proporcionará às empresas de software um guia para o melhor relacionamento entre equipe de desenvolvimento e clientes, oferecendo parâmetros para diagnosticar a relação entre as partes durante o desenvolvimento de um projeto.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectComportamento inovadorpt_BR
dc.subjectClientept_BR
dc.titleInfluências do cliente sobre o comportamento inovador do engenheiro de software: um estudo de múltiplos casos na indústriapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1172610632435625pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6381755382123529pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxIn highly competitive business environments, it is critical that software industry continuously innovates and the actions of individuals are fundamental to this improvement. With this, more and more organizations are investing and worrying about the innovative behavior of their employees. On the other hand, the customer also has a key role in building this innovative environment, whose participation can reduce uncertainties and improve the suitability of the product or service in the market. Therefore, the customer’s relationship with the individual's innovative behavior can define the direction of the organization's success in its projects. The aim of this study is to establish a relationship of customer archetypes with the attitudes towards the individual innovative behavior in the software industry. As a result, the IBMSW-c was constructed, a refinement of the innovative behavior model of software professionals (IBMSW). Based on an inductive approach, three case studies were performed. After these steps, a cross-case analysis was performed and the results lifted. Finally, the result was verified through member checking with software engineers and project managers. The IBMSW-c is a refinement of the IBMSW model, identifying the impact of different customer archetypes on the innovative behavior professionals. Good practices have also been raised so that the customer and team relationship is beneficial to the emergence of new ideas. Finally, new antecedents to the individual's innovative behavior were also raised and composed the IBMSW-c. The result of this study will provide software companies a guide to the best relationship between development team and customers, providing parameters to diagnose the relationship between the parties during the development of a project.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Marcos José de Menezes Cardoso Junior.pdf3,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons