Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3071
Title: Design & psicologia: aplicando conceitos de psicologia em design
Authors: VERAS, Ana Cristina de Sousa
Keywords: Intercâmbio conceitual;Design;Psicologia;Integralidade;Artefatos
Issue Date: 31-Jan-2008
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Cristina de Sousa Veras, Ana; Galamba Fernandes, Clylton. Design & psicologia: aplicando conceitos de psicologia em design. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Abstract: Esta dissertação trata de alguns aspectos do processo de interação entre design e psicologia, sendo esta examinada com mais especificidade no âmbito do ensino do design. Trata-se de uma pesquisa de natureza interdisciplinar e que teve por objetivo específico entender onde e como no design, acontece o processo de interação com a psicologia. Através de uma análise da bibliografia utilizada no ensino do design, de um levantamento das grades curriculares dos cursos de design no Brasil e de entrevistas com professores de design na Universidade Federal de Pernambuco, a pesquisa mostra que no ensino do design no Brasil a interação entre design e psicologia é de fato existente, porém não é formalizada. Foi desenvolvido um modelo para caracterizar o intercambio conceitual entre psicologia e design, baseado nas dimensões funcionais do artefato e nas dimensões psicológicas do usuário, dimensões estas derivadas respectivamente das funções do objeto de Bernard Löbach e das abordagens cognitivas e psicodinâmicas oriundas da psicologia. Utilizando o modelo de intercambio conceitual, uma disciplina de tópicos de psicologia aplicada ao design foi definida e aplicada no curso de design da UFPE, sugerindo formas de aplicação dos conceitos de psicologia na metodologia do design. A pesquisa aponta para a necessidade da troca de saberes entre design e psicologia face as novas demandas do mundo globalizado, que exigem cursos que promovam um desenvolvimento integrado do sujeito em uma direção concatenada do saber ⇔ fazer ⇔ conviver ⇔ ser
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3071
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo2177_1.pdf5.9 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.