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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30687
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Title: | A expansão da compreensão oral na graduação em Licenciatura Letras Língua Inglesa através do uso da inferenciação e argumentação crítico-colaborativa |
Authors: | ALMEIDA, Tiago Lessas José de |
Keywords: | Argumentação; Compreensão oral em língua inglesa; Palestras TED; Operações inferenciais |
Issue Date: | 23-Feb-2018 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O objetivo dessa pesquisa é discutir o papel das atividades e perguntas de um material didático (LESSAS, 2016) que visa expandir a compreensão oral (MARCUSCHI, 2008) em língua inglesa com base na argumentação (LIBERALI, 2013). O material didático foi desenvolvido para alunos de graduação em Licenciatura Letras-Inglês da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e visa desenvolver práticas de compreensão oral em preparação a prova de proficiência em língua inglesa que os alunos realizariam. Como categorias de análise serão utilizados os mecanismos enunciativos, discursos e linguísticos (LIBERALI, 2013), componentes essenciais ao processo de argumentação, bem como as operações inferenciais (MARCUSCHI, 2008), as quais acessam elementos textuais para o processo de compreensão. Por se inserir no campo da Linguística Aplicada, a construção do material se embasou no uso de gêneros autênticos, de forma que o gênero focal para as práticas de compreensão oral, as palestras TED foram selecionadas para a construção das unidade do MD devido às suas características enunciativo-argumentativas. O material didático em questão foi pensado e organizado como ferramenta de ensino de compreensão oral para alunos que, à epoca, estavam se preparando para realizar o teste de proficiência TOEFL ITP como parte do processo de mobilidade estudantil internacional. Assim, propomos as seguintes perguntas de pesquisa: Como se caracteriza o material didático em relação à argumentação? E, o material didático trabalha as operações inferenciais de forma a exapandir a compreensão oral? A discussão dos dados apresenta as unidades do material didático em sua totalidade, de forma que as partes e seções do material são esclarecidas mediante suas propostas enunciativo-argumentativas. Ademais, atividades e perguntas das duas primeiras unidades são analizadas quanto às operações inferenciais e aos mecanismos argumentativos que as compõem. A pesquisa tem um caráter crítico e teórico (MAGALHÃES, 2013), e diante da discussão dos dados, é possível perceber que as atividades desenvolvidas dentro do material didático objetivam expandir a compreensão oral dos alunos. Ao mesmo tempo, o material se propõe a utilizar gêneros autênticos, contribuindo, assim, para se potencializar as possibilidades de acessos cognitivos inferenciais para a realização das atividades, à medida que se expandem as possibilidades de colaboração pela argumentação. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30687 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
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