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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30650

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPRESSER, Nadi Helena-
dc.contributor.authorVIANA, Maria Elisângela Fagundes da Silva-
dc.date.accessioned2019-05-13T21:40:20Z-
dc.date.available2019-05-13T21:40:20Z-
dc.date.issued2018-04-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30650-
dc.descriptionVIANA, Maria Elisângela Fagundes da Silva, também é conhecida em citações bibliográficas por: SILVA, Maria Elisângela Fagundes dapt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa retoma o debate sobre a falsa dicotomia que se criou entre ciência dita pura e ciência dita aplicada e, em consequência, a produção e a aplicação do conhecimento produzido nas pesquisas. Tem como objeto as dissertações depositadas no Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), desenvolvidas pelos servidores Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), concluintes em um dos cursos de Mestrado Profissional em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (MGP), Ergonomia, Políticas Públicas (MPPP) e Administração (MPA), no período de 2012 a 2016. Isso compreende um total de 92 dissertações. Também participaram desta pesquisa os TAEs, concluintes na categoria de mestres no referido período em um dos cursos acima mencionados, beneficiados pelo Plano de Capacitação e Qualificação da UFPE, elaborado para o período de 2012 a 2016. Com base no exposto, esta pesquisa investiga o grau de aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos na realização das dissertações de mestrado para contribuir com demandas específicas da prática profissional dos concluintes dos cursos de mestrado profissional e da UFPE. Especificamente, este estudo inicia caracterizando as dissertações em relação às temáticas estudadas e ao lócus de análise; identifica se houve aplicação do conhecimento adquirido na solução das questões de pesquisa estudadas na dissertação e os fatores que tenham interferido positiva ou negativamente no processo, segundo as percepções dos concluintes e, por fim, averigua a disposição dos concluintes em desenvolver uma temática de pesquisa com potencial de aplicabilidade na UFPE. De natureza aplicada, a pesquisa gerou conhecimentos que contribuem com questões gerenciais relacionadas à formação dos recursos humanos, embora, mais do que trazer respostas, levanta questões que precisam ser discutidas no âmbito das universidades, configurando-se como pesquisa exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio de três fontes distintas: análise das dissertações depositadas no SIB; aplicação de questionários semiestruturados com os TAEs concluintes dos mestrados e autores das dissertações depositas no SIB e entrevistas semiestruturadas com as duas Pró-Reitoras da PROGEPE. Na avaliação dos dados, a pesquisa assumiu uma abordagem qualiquantitativa, uma vez que os dados foram quantificados, organizados e interpretados. A caracterização das dissertações desenvolvidas evidencia que os TAEs estão interessados em construir conhecimento e solucionar problemas relativos aos seus setores de atuação e da própria universidade e reforça a afirmativa de que o mestrado profissional se estrutura de maneira conectada com seu meio social e profissional. Todavia, a pesquisa também apontou que a universidade ainda não definiu políticas organizacionais de incentivo à transferência do conhecimento produzido nas pesquisas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMestrado Profissionalpt_BR
dc.subjectAplicação do conhecimentopt_BR
dc.subjectServidores da UFPEpt_BR
dc.titleAplicação dos conhecimentos adquiridos por meio dos trabalhos de dissertação desenvolvidos pelos servidores técnicos da UFPE nos cursos de mestrado profissionalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6713998111560881pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7300520149420928pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThis research retakes the debate about the false dichotomy which was created between pure science and applied science and, consequently, the production and application of the knowledge produced in the research. The object of this study are the dissertations deposited in the Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) [Integrated System of Libraries], developed by the Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) [Education Technicians] of the Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) [Federal University of Pernambuco], graduating students in one of the courses of the Mestrado Profissional em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (MGP) [Professional Master’s Degree in Public Management for the Development of the Northeast], Ergonomics, Public Policies (MPPP) and Administration (MPA), from 2012 to 2016. This comprises a total of 92 dissertations. Also participated in this research the TAEs, graduating students in the category of master’s degree in that period in one of the courses mentioned above, benefited by the UFPE’s Training and Qualification Plan, prepared for the period 2012 to 2016. Based on the stated, this research investigates the degree of applicability of the knowledge acquired in the accomplishment of the master's degree dissertations to contribute with specific demands of the professional practice of the graduating of the professional master's degree and UFPE courses. Specifically, this study begins by characterizing the dissertations in relation to the themes studied and to the locus of analysis; it identifies if there was application of the knowledge acquired in solving the research questions studied in the dissertation and the factors that have interfered positively or negatively in the process, according to the students' perceptions, and, finally, it verifies the willingness of the graduating students to develop a research theme with great applicability potential in the UFPE. Of an applied nature, the research generated knowledge that contributes to managerial questions related to the formation of human resources, although, rather than bringing answers, it raises questions that need to be discussed in the scope of universities, being configured as exploratory research. The data collection was done through three different sources: analysis of the dissertations deposited in the SIB; application of semi-structured questionnaires with the final graduating stundents who are TAEs of the master’s degree and authors of the dissertations deposited in the SIB and semi-structured interviews with two Pro-Rectors of the PROGEPE. At the data date, a survey was considered a qualitative quantitative approach, data were quantified, organized and interpreted. Evaluating the results, the research took a qualitative-quantitative approach, data were quantified, organized and interpreted. The characterization of developed dissertations evidences that the TAEs are interested in building knowledge and solving problems related to their sectors of activity and to the University itself and reinforces the affirmation that the professional master's degree is structured in a way connected with its social and professional environment. However, the research also pointed out that the University has not yet defined organizational policies to encourage the transfer of knowledge produced in research.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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