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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30620
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Título: | Um estudo sobre o desenvolvimento de interesse pela aprendizagem de programação |
Autor(es): | SCAICO, Pasqueline Dantas |
Palavras-chave: | Ciência da Computação; Desenvolvimento de interesse; Aprendizagem de programação |
Data do documento: | 23-Mar-2018 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Desenvolver competências em programação requer esforço, é difícil e frustrante, dado que diversos aspectos contribuem para que os estudantes fracassem. Esse pode ser um contexto desencorajante. Manter os estudantes interessados é essencial para que eles se engajem e persistam diante das dificuldades. Neste sentido, é importante promover um ambiente em que o interesse por esta área possa ser cultivado. Nas últimas décadas, muitos esforços foram empregados nessa direção. Contudo, sustentar o interesse de alguns iniciantes em programação ainda é um problema desafiador. Uma importante linha de trabalho da pesquisa se refere a como os interesses acadêmicos dos estudantes se desenvolvem. Compreender esse fenômeno no domínio da educação em programação é importante para subsidiar ações que sejam mais efetivas. Neste sentido, este trabalho objetivou alcançar compreensão teórica sobre como iniciantes experienciam se interessar em aprender a programar. Através de uma abordagem qualitativa de investigação, estudou-se a experiência de dezesseis iniciantes em programação sujeitos a um ambiente tradicional de ensino, com a finalidade de caracterizar o seu interesse em aprender a programar ao longo do tempo, perceber como ele mudava e por que. O Modelo das Quatro Fases, um framework teórico que explica como interesses evoluem, foi utilizado para subsidiar o processo de caracterização do interesse dos participantes. Durante um semestre letivo, eles foram observados em aulas de programação, preencheram diários e foram entrevistados repetidamente. Para estabelecer uma representação dinâmica do interesse, buscou-se escrutinar o engajamento dos participantes com programação, assim como, identificar suas emoções. Observou-se que o interesse dos participantes não alcançou estágios avançados, mas todos desenvolveram certo grau de interesse em aprender a programar em algum momento do tempo. As mudanças observadas, que culminaram no desinteresse de alguns, refletiram como este estado motivacional é volátil nas fases iniciais do seu desenvolvimento, sensível a fatores ambientais e influenciado por características individuais. A partir de técnicas da Análise Temática, utilizouse uma abordagem indutiva de raciocínio para compreender por que o interesse dos participantes mudava. A novidade inerente à programação, experiências vicárias e o contato com o primeiro programa se revelaram gatilhos para despertar o interesse em aprender a programar. Por outro lado, o senso de trabalhar nas mesmas tarefas; de resolver o mesmo tipo de problema; a demanda contínua para agir de forma autônoma e a maneira de o professor sequenciar os conteúdos de programação emergiram como inibidores do processo de desenvolvimento do interesse. Em contrapartida, certas características do professor de programação, tais quais, crenças e atitudes, e a possibilidade de desenvolver um projeto de programação foram identificados como facilitadores. Crenças sobre a própria capacidade de aprender programação e a capacidade de autorregular a aprendizagem foram fatores individuais influentes em como os estudantes experienciaram o interesse em aprender a programar. Este estudo traz à tona a necessidade de ampliar as discussões sobre a educação em programação tanto sobre o que tange à capacitação dos educadores quanto a questões que envolvem como desenvolver nos estudantes competências não-técnicas que são influentes em como novatos aprendem e desenvolvem o interesse pela área de programação. |
Descrição: | QUEIROZ, Ruy José Guerra Barretto de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: DE QUEIROZ, Ruy José Guerra Barretto. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30620 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Ciência da Computação |
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