Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30529

Comparte esta pagina

Título : Formação profissional técnica de nível médio orientada para o mercado: a aplicação da escala MARKOR no IFPE – Campus Recife
Autor : BEZERRA FILHO, Austrino Germano
Palabras clave : Marketing de Relacionamento; Orientação para o Mercado; Segmentação de Mercado
Fecha de publicación : 15-may-2017
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Esta pesquisa analisa a relação entre Orientação para o mercado e o desempenho do IFPE Campus Recife, com aplicação adaptada da escala MARKOR, desenvolvida por Kohli, Jaworski e Kuma. Para a coleta de dados foi aplicado questionário em formato de escala Likert de 5 pontos, com vinte e cinco questões distribuídas em três dimensões: Geração de Inteligência, Disseminação de Inteligência e Resposta ao Ambiente para os servidores do Instituto Federal de Educação, ocupantes de cargos da alta administração das áreas executivas e acadêmicas, responsáveis pelas funções ligadas às atividades de tomada de decisão. Para o desempenho, foram utilizados os indicadores disponíveis no Relatório de Gestão do Exercício de 2015 da instituição pesquisada. Os resultados indicaram Orientação para o mercado moderada e o desempenho real verificado nos relatórios da gestão foi bem próximo ao desempenho calculado pelos valores estimados e testados na função de desempenho, confirmando a alta correlação entre a Orientação para o mercado e a performance, corroborando o que registra a literatura acadêmica.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30529
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Austrino Germano Bezerra Filho.pdf961,29 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons