Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30529

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Marcos Roberto Góis de-
dc.contributor.authorBEZERRA FILHO, Austrino Germano-
dc.date.accessioned2019-05-07T23:08:11Z-
dc.date.available2019-05-07T23:08:11Z-
dc.date.issued2017-05-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30529-
dc.description.abstractEsta pesquisa analisa a relação entre Orientação para o mercado e o desempenho do IFPE Campus Recife, com aplicação adaptada da escala MARKOR, desenvolvida por Kohli, Jaworski e Kuma. Para a coleta de dados foi aplicado questionário em formato de escala Likert de 5 pontos, com vinte e cinco questões distribuídas em três dimensões: Geração de Inteligência, Disseminação de Inteligência e Resposta ao Ambiente para os servidores do Instituto Federal de Educação, ocupantes de cargos da alta administração das áreas executivas e acadêmicas, responsáveis pelas funções ligadas às atividades de tomada de decisão. Para o desempenho, foram utilizados os indicadores disponíveis no Relatório de Gestão do Exercício de 2015 da instituição pesquisada. Os resultados indicaram Orientação para o mercado moderada e o desempenho real verificado nos relatórios da gestão foi bem próximo ao desempenho calculado pelos valores estimados e testados na função de desempenho, confirmando a alta correlação entre a Orientação para o mercado e a performance, corroborando o que registra a literatura acadêmica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccess*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMarketing de Relacionamentopt_BR
dc.subjectOrientação para o Mercadopt_BR
dc.subjectSegmentação de Mercadopt_BR
dc.titleFormação profissional técnica de nível médio orientada para o mercado: a aplicação da escala MARKOR no IFPE – Campus Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3076598139707319pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0923894876849625pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThis research analyses the relation between Market Orientation and the performance of IFPE Campus Recife, with adapted application of MARKOR scale, developed by Kohli, Jaworski and Kuma. For data collection a questionnaire was applied in format of 5 points Likert’s scale, containing twenty five questions spread in three dimensions: Intelligence Generation, Intelligence Dissemination and Answer to Ambient for the public service employees of Instituto Federal de Educação, occupants of high administration offices of executive and academic areas, responsible for functions linked to decision making activities. For performance, the indicators present on Annual Management Report 2015 of the researched institution were used. The results point to moderate Market Orientation and the real performance shown on management reports was very close to the performance calculated by estimated and tested values in the performance function, confirming the high correlation between the Marked Orientation and performance, corroborating to what is registered in the academic literature.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Austrino Germano Bezerra Filho.pdf961,29 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons