Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30404

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNÓBREGA, Marcos Antônio Rios da-
dc.contributor.authorOLIVEIRA NETTO, Pedro Dias de-
dc.date.accessioned2019-04-29T21:30:47Z-
dc.date.available2019-04-29T21:30:47Z-
dc.date.issued2018-02-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30404-
dc.description.abstractAs parcerias público-privadas foram concebidas como um mecanismo para contornar as restrições fiscais dos Estados que – sem comprometer o funcionamento de atividades essenciais – não dispõem de recursos imediatos para ampliar os investimentos necessários em infraestrutura social e econômica. Em verdade, percebe-se que no Brasil, desde a vigência da Lei n.º 11.079/04, os contratos de parcerias público-privadas foram celebrados em momento econômico de grande otimismo e elaborados sem uma efetiva matriz de riscos apta a acompanhar os distintos ciclos econômicos que sucedem na duração de longo prazo das PPPs. O problema a ser investigado ao decorrer desta pesquisa inicia-se, então, com a carência de exame mais crítico sobre os efeitos que o atual contexto nacional de recessão econômica e ajuste fiscal pode acarretar nas parcerias público-privadas e como o Poder Público está agindo para recuperar os investimentos no setor de infraestrutura. Tomou-se como base inicial a análise doutrinária, em especial, o estudo sobre a natureza jurídica do instituto das PPPs e qual deve ser o papel desempenhado pelo setor público e privado no planejamento e modelagem dos contratos de concessões patrocinadas e administrativas. Ademais, a pesquisa apresenta resultados empíricos sobre o quadro dos contratos de parcerias celebrados, bem como apresenta números da realidade econômica e fiscal que nos permitem analisar projeções prospectivas. Por fim, aborda-se a experiência internacional em PPPs por meio da perspectiva de países como Portugal e Reino Unido onde, através de casos práticos, permite verificar elementos positivos e negativos e quais lições podem fornecer respostas, ainda que intuitivamente, diante do cenário de instabilidade do Brasil.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectParceria público-privadapt_BR
dc.subjectInfraestrutura (Economia)pt_BR
dc.subjectCrise econômicapt_BR
dc.subjectPolítica tributáriapt_BR
dc.subjectFinanças públicaspt_BR
dc.subjectConcessões administrativaspt_BR
dc.subjectOrçamento - Brasilpt_BR
dc.subjectDireito administrativopt_BR
dc.titleAs parcerias público-privadas e os novos desafios do setor de infraestrutura: crise econômica, ajuste fiscal, reequilíbrio contratual e perspectivas para o futuropt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2520664394507489pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5091200038941765pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitopt_BR
dc.description.abstractxPublic-private partnerships are conceived as a mechanism to escape the fiscal difficulties of countries that – unless compromising the operation of essential activities – do not have the immediate resources to expand the necessary investments in social and economic infrastructure. In fact, since the enactment of the Brazilian Law No. 11.079/04, public-private partnership agreements were concluded at an optimistic economic perspective and were elaborated without an effective risk matrix capable of predicting the different cycles that occur in the long-term duration of PPPs. The problem to be investigated in this research begins with the lack of a more critical examination of the effects that the current national context of economic recession and fiscal adjustment causes in public-private partnerships and how the Government is acting to recover investments in the infrastructure sector. The doctrinal analysis was taken as an initial basis, in particular the study on the legal nature of the PPP institute and what should be the role of the public and private sector in the planning and modeling of sponsored and administrative concession contracts. Furthermore, the research presents empirical results on the framework of the contracts of partnerships concluded, as well as presents numbers of the economic and fiscal reality that allow us to analyze prospective projections. Finally, international experience in PPPs is approached from the perspective of countries such as Portugal and the United Kingdom through practical cases that allows us to verify positive and negative elements and which lessons can provide answers, even if intuitively, for Brazilian reality of instability.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Pedro Dias de Oliveira Netto.pdf1,4 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons